Breaking News

Santarém dá mais um passo para receber fábrica de cimento‏


Prefeito Alexandre Von reúne nesta 3ª feira com representes da empresa InterCement.  Nesta terça-feira, 22, a partir das 09h, na sede do Executivo Municipal, o prefeito Alexandre Von recebe representantes da empresa InterCement, subsidiária do Grupo Camargo Corrêa. Durante o encontro, o gestor santareno reafirmará as vantagens que o município oferece para receber a fábrica de cimento que o Grupo pretende instalar na região Norte do país. Além de Santarém, Manaus também pleiteia o empreendimento.

Os empresários conhecerão a área portuária e os acessos da BR-163 ao possível local onde deverá ficar localizada a fábrica, caso a empresa opte por Santarém. Na segunda-feira, 21, os representantes da InterCement estiveram em Belém, participando de audiência com o governador Simão Jatene para conhecer a política de atração de novos negócios, que o governo estadual desenvolve com sucesso.

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE GOVERNO NA GRANDE ÁREA DO MAICÁ

A equipe de governo reuniu-se na segunda-feira (21), para planejar as ações institucionais na grande área do Maicá. Participaram da reunião lideranças comunitárias dos bairros Jutaí, Urumari, Maicá, Pérola do Maicá e Área Verde. O objetivo é montar uma agenda de trabalho para os próximos quatro anos, a partir das prioridades elencadas pelos representes dos bairros, em diferentes áreas.  Além do prefeito Alexandre Von estão presentes na reunião os secretários Zuíla Von (Trabalho e Assistência Social), Heloísa Almeida (Mobilidade e Trânsito), Edílson Pimentel (Infraestrutura), Irene Escher (Educação), Valdir Matias Jr. (Planejamento e Desenvolvimento), os coordenadores Hugo Aquino (Saneamento Básico), Otávio Macêdo (Incentivo à Produção Familiar), o chefe de Gabinete Jaci Barros e os vereadores Henderson Pinto, Luiz Alberto da Cruz, Chiquinho da Umes, Rogério Cebulisk e Silvio Amorim.

Na ocasião, o prefeito Alexandre Von destacou a continuidade dos serviços da Operação Verão. O gestor santareno também informou que será construído em definitivo uma ponte de concreto na Avenida Dom Frederico Costa sobre o igarapé do Urumari e a extensão do asfaltamento da via, a partir do bairro de Jaderlândia, com o objetivo de diminuir o fluxo de veículos na Avenida Curuá-Una.

Em relação ao serviço de abastecimento de água, o prefeito anunciou que dentro dos próximos dias será finalizada a licitação da Cosanpa com a assinatura da Ordem de Serviço no valor de R$ 94,5 milhões para ampliação e melhoria do serviço de abastecimento de água em 95% da área urbana de Santarém. Von reiterou que os bairros que, ocasionalmente, não forem contemplados não serão prejudicados, pois terão apoio da Prefeitura.

SEMAP E PARCEIROS PROMOVEM PROGRAMA DE FOMENTO À PECUÁRIA LEITEIRA

No período de 23 a 26 deste mês, a Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP) e o Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral do Governo do Estado de São Paulo (CATI), estarão promovendo a implantação do Programa Balde Cheio em Santarém. A abertura será nesta quarta-feira, 23, às 09h, na sede do SIRSAN.

O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas na região e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

Na primeira etapa virão dois médicos veterinários da CATI e serão capacitados técnicos da SEMAP, EMATER, SAGRI,SENAR e SIRSAN de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Após a parte teórica, algumas propriedades serão selecionadas para a implantação do programa tendo em vista que a procura é grande e muitos produtores estão interessados no programa.

ADOLESCENTES DA REDE VAGA LUME PARTICIPAM DE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Adolescentes que fazem parte da Rede Vagalume em São Braz participaram na segunda-feira, 21, de mais uma etapa do Projeto “Rede Familiar: Reciclagem de Papel e Confecção de Adornos”. Após realizarem pesquisas bibliográficas, de campo, entrevistas, mini seminários, palestras, panfletagem e diversas oficinas chegou a hora dos adolescentes aprenderem a confeccionar materiais a partir das folhas recicladas.

O resultado final será exposto no “Acampamento de Integração da Rede Vaga Lume” (Encontro Nacional presencial de adolescente que participam da Rede Vaga Lume em todo Brasil-Amazônia Legal Brasileira e São Paulo para socializarem os resultados dos trabalhos de educação para o desenvolvimento sustentável desenvolvidos em cada grupo) e na Feira de Ciências do Colégio Dom Amando que traz esse ano o tema Sustentabilidade.

Para o evento em São Paulo (05 a 09 de novembro em Cabreúva), a Vaga Lume Santarém, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, encaminhará três representantes – dois adolescentes e uma educadora.

COORDENADORA DO PDDE PARTICIPA DE ENCONTRO EM BRASÍLIA

A coordenadora do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE / SEMED), professora Naide Iraci Sousa, esteve em Brasília no período de 16 a 18 de outubro, participando do 5º Encontro de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.  Participaram do encontro técnicos das Secretarias Municipais de educação de todo Brasil. Segundo Naide Iraci Sousa, uma das novidades do evento foi à importância da formação dos conselheiros escolares. A coordenadora do PDDE informa que a finalidade hoje é formar o conselheiro da escola, que pode ser o pai, a mãe, o próprio aluno  e o professor, que participam do Conselho Escolar.

“Vamos ter que formar uma comissão estadual, constituída por dois representantes da Secretaria Estadual de Educação, duas pessoas ligadas a universidades, duas  do grupo articulador e um representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)”, esclarece a professora Naide.   Formada a comissão será feito um levantamento, para saber quais são os conselheiros que querem fazer a formação, com a presença de um tutor e articulador. Estes com formação especifica para isso.

MOSTRA NACIONAL DE CONSELHOS ESCOLARES

A coordenadora do Programa Dinheiro Direto na Escola anunciou a realização da Mostra Nacional dos Conselhos Escolares, que será realizada Brasília, em data ainda não definida, quando serão classificados os dez melhores conselhos escolares, que deverão ser premiados em 2014.

De acordo com Naide Iraci Sousa, no município de Santarém, há aproximadamente 300 Conselhos Escolares. “Um número excelente, considerando a diversidade geográfica da nossa região”, observa.

GESTORES MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE GESTÃO PÚBLICA SUSTENTÁVEL EM BELÉM

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Podalyro Neto e o diretor do Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT), José de Lima Pereira, participaram na segunda-feira, 21, do curso de Gestão Pública Sustentável. O evento foi promovido pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O objetivo é auxiliar os gestores públicos e técnicos para colocarem em prática uma agenda de sustentabilidade em suas cidades, baseadas nos 12 eixos do Programa Cidade Sustentáveis (PCS). O curso foi ministrado no Núcleo de informática Aplicada a Educação (NIED), em Belém.

Durante o encontro, os gestores discutiram quatro módulos: Fundamentos de Governança e Gestão Local, Bases do PSC e os 12 Eixos da Plataforma, Planejamento para o Desenvolvimento Estratégico: definindo prioridades, metas e prazos, Metodologia para Implementação de indicadores e Planos de Metas.

OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA SIMULADO DE PREVENÇÃO A DESASTRES INICIA NESTA TERÇA, 22

Técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil já estão em Santarém para ministrar a oficina de capacitação para os representantes de Secretarias e Coordenadorias municipais, órgãos de saúde e segurança pública, presidentes de Associações de Bairros e moradores da Matinha selecionados para o evento.  A oficina acontece no auditório da FIT, a partir das 09h, desta terça-feira, 22. Os participantes receberão todas as informações necessárias sobre como proceder no dia do simulado, cada um dentro da sua competência, para não atrapalhar o andamento da ação e o socorro às vítimas.

Na manhã de segunda-feira, 21, uma reunião com os órgãos parceiros da COMDEC na realização do simulado, participaram de uma reunião no auditório do Senac, quando foi apresentado o plano de trabalho que será executado no sábado, 26, na serra da Matinha.

Uma grande estrutura está sendo montada pela Coordenadoria para dar veracidade ao simulado. Uma casa foi construída para ser soterrada com bonecos dentro durante a ação. Haverá socorro de vítimas através de helicóptero e de ambulâncias do SAMU e remoção de vítimas fatais por viatura do IML.

No simulado, o barracão da igreja do bairro será utilizado como abrigo às famílias.

RIBEIRINHOS COMEMORAM PRIMEIROS RESULTADOS DE PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL DA PREFEITURA

O prefeito Alexandre Von acompanhou no último sábado, 19, na comunidade Costa do Tapará, região de várzea, os trabalhos de perfuração de poço profundo para captação de água potável. O trabalho está sendo desenvolvido com recursos do município de Santarém, através Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção (SEMAP), executado pela empresa santarena Construnorte. Ainda este ano, o trabalho pioneiro da Prefeitura está previsto para ser iniciado em mais cinco comunidades: Tapará-Mirim, Igarapé da Praia, Igarapé do Costa, Campos do Aramanaí e Água Preta. A meta do governo é implantar esse sistema em todas as regiões ribeirinhas.

Após a perfuração do primeiro poço, já vislumbra-se um novo cenário: pela primeira vez, os ribeirinhos deixarão de consumir a água barrenta do rio Amazonas, para consumir água límpida e transparente, do primeiro poço perfurado. A partir dessa experiência, todos terão mais qualidade, com diminuição de doenças provocadas pela ingestão de água imprópria para o consumo e assim Costa do Tapará entrará para a história de Santarém como a primeira comunidade da região de rios a fazer parte dessa experiência, que já começa a dar bons frutos.

O gestor santareno informou que a qualidade da água passará por minuciosa análise, realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). De acordo com Alexandre Von, para a conclusão dos trabalhos, estão previstas a construção de uma base de concreto para receber duas caixas d’água de 20 mil litros, além uma rede de 6 km para levar a água às torneiras dos comunitários. Na ocasião estiveram presentes na comunidade o titular da SEMAP, Rosivaldo Colares, o coordenador de Incentivo à Produção Familiar, Otávio Macêdo, o deputado federal Lira Maia, o deputado estadual Nélio Aguiar e os vereadores: Henderson Pinto, Gerlande Castro, Ney Santana, Paulo Gasolina, Jr. Tapajós, Silvio Amorim e Rogério Cebulisk.

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço