Breaking News

Notícias em destaque da Prefeitura de Santarém - PA


INICIADO ÚLTIMO TRECHO DE PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA BORGES LEAL


O prefeito Alexandre Von e o secretário adjunto de Infraestrutura, Mário Maués, estiveram acompanhando neste sábado, 26, a obra de pavimentação da Avenida Borges, entre a Travessa 15 de Agosto e Turiano Meira, que fazem parte do trecho final da pavimentação: Avenida Barão do Rio Branco à Avenida Amazonas, no final da via, próximo à Vila Arigó. Acompanharam o prefeito, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., e técnicos da SEMINFRA.

Nesta etapa, a via recebe uma camada de regularização, para, posteriormente, ser aplicada uma segunda camada em C.B.U.Q (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), num total de 5 cm de espessura do asfalto. O mesmo serviço está sendo feito no anel viário do Santarenzinho, que já recebeu, em sua extensão de 5 km, a primeira camada de asfalto – camada regularizadora – e em seguida receberá a segunda camada, juntamente com meio-fio e calçamento.

 DEFESA CIVIL NACIONAL MINISTRA SIMULADO DE PREVENÇÃO A DESASTRES NATURAIS EM SANTARÉM


O exercício simulado foi realizado na manhã deste sábado, 26, na serra da Matinha, uma área considerada de risco no município de Santarém, no Oeste do Pará. Uma parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e Coordenadoria Estadual e Municipal de Defesa Civil garantiu a realização do simulado, que teve como objetivo preparar as instituições de segurança e a comunidade para situações de risco como desmoronamento e soterramento. Participaram da ação 350 pessoas, dentre elas 180 civis moradores da área. Representantes dos municípios de Jacareacanga, Rurópolis, Aveiro, Alenquer e Trairão também estiveram presentes. O prefeito Alexandre Von, secretários municipais, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Darlison Maia, e vereadores acompanharam toda a ação.

O exercício recebeu o nome de Operação Matinha e simulou um desmoronamento em uma área de encosta de um morro. Entre as atividades estavam: treinar a montagem do Centro de Operações e de Comando, resgate de vítimas e criação do abrigo. Os objetivos: retirar vítimas soterradas, conduzir vítimas a abrigos, fazer a triagem, restabelecer a ordem na área e emitir relatório das operações.

A tomada de decisões era uma das principais metas do exercício. Esse fato era fundamental para o resgate e sobrevivência das possíveis vítimas. Durante o simulado, cada instituição teve a oportunidade de treinar a função para um caso de desastre: Corpo de Bombeiros e SAMU - resgate e transporte de vítimas - Polícia Rodoviária Federal, Exército e Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito - isolamento da área - Polícia Civil -  comunicação de óbito - Centro de Perícia Científicas Renato Chaves -  remoção e perícia de corpos - Polícia Militar - segurança do local - Secretarias Estadual e Municipal - assistência às vítimas e aos feridos.

Para estimular a percepção do risco e de perigo durante uma catástrofe ou desastre natural, a comunidade em torno do morro participou ativamente. Foram acionados e removidos do local, simulando o resgate de vítimas. Por meio da participação no simulado eles também treinaram como agir.

Para o representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Major Ary Ferreira, o simulado é o momento de treinar as ações que devem ser executadas durante uma catástrofe ou um desastre natural. Segundo o Major, este é o momento de ajustar detalhes e treinar o entrosamento entre as instituições de segurança, que fazem parte das ações da Defesa Civil, bem como a habilidade e agilidade ao tomar decisões.

O prefeito Alexandre Von, que acompanhou toda a ação, parabenizou a sincronia entre as instituições e a comunidade. Segundo o prefeito, a escolha pelo bairro da Matinha foi acertada, pois é uma área onde existem famílias vivendo em situação de risco.

“No bairro da Matinha há áreas de risco, inclusive, com algumas famílias residindo no pé do morro. Essa operação serve para capacitar, treinar e prevenir, mostrando como as instituições devem agir numa única coordenação para dar assistência às vítimas de desastres naturais, sobretudo, em áreas de risco. Que nós não precisemos viver uma situação como a que foi mostrada, mas se houver, as nossas instituições e a nossa comunidade tem que estar preparadas e muito bem articuladas. Nota 10 para todos os órgãos, às Coordenações da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal, e para os voluntários e a comunidade”, ressaltou o prefeito.

De acordo com a coordenação do exercício, as equipes demoraram 15 minutos para chegar ao local, montar a base de comando e proceder no resgate das “vítimas”; as equipes de resgate demoraram 5 minutos para fazer o transporte de possíveis vítimas da área da encosta até o Pronto Socorro Municipal. Um tempo considerado satisfatório,  considerando fatores como o desastre em questão e as distâncias.


SERVIÇOS NA AVENIDA CARANÃ BENEFICIARÃO SEIS BAIRROS DA GRANDE ÁREA DA NOVA REPÚBLICA


Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA) estão na Avenida Caranã realizando serviços de limpeza e terraplenagem da via. O objetivo é permitir uma integração maior entre bairros na grande área da Nova República. O prefeito Alexandre Von, que neste sábado (26) esteve vistoriando os serviços, explicou que serão beneficiados diretamente os bairros: Cambuquira, Matinha, Ipanema, Vitória-Régia, Nova República e Floresta. Acompanharam o prefeito, o secretário adjunto de Infraestrutura, Mário Maués, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr. e o vereador Rogério Cebulisk. Os serviços na Avenida Caranã fazem parte da Operação Verão, que está sendo executada na grande área da Nova República.

LAGO GRANDE RECEBE AÇÕES NA ÁREA DE INFRAESTRUTURA RURAL


Durante viagem a região do Lago Grande, ontem, sexta-feira, 25, o prefeito Alexandre Von inspecionou, juntamente com o prefeito de Juruti Marquinho Dolzane, serviços de terraplenagem de vias e empiçarramento de ramais e estradas vicinais na região do Alto Lago Grande, na divisa entre os municípios de Santarém e Juruti. Essa ação está sendo compartilhada entre os dois municípios para a recuperação de mais de 80 km de estradas vicinais, beneficiando comunidades rurais da região como: Piraquara, Terra Preta dos Lúcios, Bom Jardim, Boa Esperança, Castanhalzinho e outras.


















AULA INAUGURAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25, a aula inaugural do curso de Especialização em Gestão Escolar. O curso é ministrado através de parceria entre a SEMED, a 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O curso é voltado à formação continuada de gestores das escolas públicas municipais e estaduais. A aula inaugural teve como tema: Políticas Públicas e Gestão Educacional na Amazônia e foi proferida pela Prof. Dra. da UFOPA, Tânia Brasileiro. 

O objetivo do curso é formar gestores escolares que contemplem a concepção do caráter público da educação e da busca da qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, vendo a escola uma perspectiva de inclusão social.

PROJETO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO RECEBE PRÊMIO DA FUNDAÇÃO ITAÚ UNICEF

O Projeto Rádio pela Educação foi premiado na categoria na final do Regional Belém do Prêmio Itaú Unicef. Para chegar até essa etapa , o projeto passou por uma rigorosa seleção, com mais de dois mil concorrentes (2.713 no total. O projeto, uma iniciativa da Diocese de Santarém através da Rádio Rural, conta apoio da Prefeitura de Santarém através  da Secretaria Municipal de Educação.

O principal instrumento do Rádio pela Educação é o Programa Para Ouvir e Aprender, com duração e 30 minutos veiculado às segundas, quartas e sextas-feiras na Rural, duas vezes ao dia. A ferramenta é acompanhada por alunos e professores de escolas do município, que implementam as ações em sala de aula.

O resultado da premiação ocorreu na última terça-feira, 22, na sede da FIEPA, em Belém. A coordenadora do Rádio pela Educação, Socorro Carvalho, e a professora Joseane Ferreira, da Escola Municipal Ecila Nobre dos Santos, receberão a premiaçãoO resultado da premiação ocorreu na noite, da terça feira (22), na Federação das Indústrias do Pará – FIEPA,   em Belém, participam da programação representando o projeto Socorro Carvalho Coordenadora e Joseane Ferreira professora que representa a Escola Ecila Nobre dos Santos receberam a premiação no valor de R$ 25 mil para o fortalecimento das ações na educação. 

GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL REALIZA PROGRAMAÇÃO

O Programa de Educação Fiscal, coordenado pela Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), realizou na noite de ontem, quinta-feira, 24, programação no auditório da UEPA, com palestra e a apresentação da peça O Auto da Barca do Fisco, encenada por alunos da Escola Estadual Frei Ambrósio. O Grupo está presente em 60 escolas do município – 41 da área urbana, 14 da região de planalto e 05 na região ribeirinha. Na rede Estadual está presente na Escola Frei Ambrósio, onde desenvolve diversas ações, inclusive com premiações, através do Projeto Sol. Na ocasião estiveram presentes a titular da SEFIN, Regina Sousa, o titular da SEMDE, Valdir Matias Jr., o chefe da Divisão de Tributação do município, Vilberto Sá, e alunos das redes municipal e estadual de ensino.

 

Através de ações implementadas nas escolas, os alunos são os agentes multiplicadores e divulgam a importância de estar em dia com os impostos, sendo que o dinheiro do contribuinte é revestido em obras para a coletividade.




Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço