Breaking News

Informes da Prefeitura de Santarém

CTA PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO PARA ALUNOS DA ESCOLA WILSON FONSECA

A Escola Estadual Wilson Fonseca, na Nova República, recebeu hoje, ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. As atividades foram voltadas aos alunos de Ensino Médio. Na escola foram realizadas palestras, distribuição de preservativos, teste rápido de HIV/AIDS e material educativo. As atividades objetivam dar acesso a informações, despertando em adolescentes e jovens as medidas preventivas relacionadas às DST’s.

HMS REALIZA CAPACITAÇÃO EM PARADA CADIORRESPIRATÓRIA

Entre os dias 17 e 18 deste mês, o Hospital Municipal de Santarém (HMS) realiza a capacitação abordando os procedimentos em parada cardiorrespiratória. As atividades vão ocorrer nos horários de 9h às11h e 14h às 17h, no auditório do HMS. O treinamento é voltado a todos os enfermeiros e técnicos em enfermagem como parte da formação continuada promovida junto a todos os profissionais de saúde.

CONSELHO GESTOR DA APA ALTER DO CHÃO TOMA POSSE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), empossou na última terça-feira, 15, os dez membros e seus respectivos suplentes do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão (APA-ALTER DO CHÃO). A solenidade foi realizada na Escola da Floresta, localizada na Rodovia Everaldo Martins. Estiveram presentes moradores e lideranças comunitárias da APA, o secretário de Meio Ambiente, Podalyro Lobo de Sousa Neto, a secretária de Turismo, Irene Belo, o secretário de Cultura,  Nato Aguiar e o coordenador da Defesa Civil, Darlison Maia. O Conselho Gestor é um órgão com atribuições deliberativas no âmbito da APA Alter do Chão, instituída através do Decreto de Nº. 17.771 de 02 de Julho de 2003, em acordo com a Lei Federal n.º 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).De acordo com o titular da SEMMA, Podalyro Neto, o compromisso a partir de agora é fortalecer a gestão da APA. Uma próxima reunião está marcada para o próximo dia 31, na comunidade Laranjal, às 09h, para tratar da apresentação da reformulação do Conselho Gestor de Alter do Chão e comunicação entre conselheiros e sociedade. Representantes do Poder Público Municipal: secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Lobo de Sousa Neto, e seu respectivo suplente Gerson Campos, administrador da Agência Distrital de Alter do Chão, Mauro Luiz Lobato de Vasconcelos, e seu respectivo suplente Ercio Luis Sardinha de Vasconcelos, secretária de Turismo, Irene Belo, e seu respectivo suplente Reinaldo Almeida dos Santos Júnior. Representantes de Instituição Pública de Ensino Superior: Representante da Universidade Estadual do Pará – UEPA Rosineide da Silva Bentes, e seu respectivo suplente Petrônio Lauro Potiguar Junior; Representante a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Raimunda Nonata Monteiro ,  sua respectiva suplente Ana Maria Silva Sarmento. 
Representantes da Sociedade Civil: Representante do Conselho de Desenvolvimento Comunitário da Vila de Alter do Chão, Ermita Pontes Lobato e seu respectivo suplente Mario Branco Maranhão; representante da Associação Indígena Borari de Alter do Chão, Francisco Walter Rodrigues Rêgo, e sua respectiva suplente, Keissiane Pereira Maduro, representante da comunidade de Ponta de Pedras, Jailson de Jesus Lobato, e seu respectivo suplente, Anivaldo Belém da Silva, representante da  comunidade do ramal Laranjal, Antonio Ednaldo Farias de Oliveira, e seu respectivo suplente Ziquiel Lobato Costa; representante da comunidade de eixo forte, Ivaneide Gama da Costa, e seu respectivo suplente, Elídia dos Anjos Marinho.

TORCIDAS INCENTIVAM EQUIPES NOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

O componente que tem feito a diferença nos Jogos Escolares da Juventude é a torcida. Organizada pelos próprios alunos, as torcidas têm lotado a quadra da Nova República e ginásio da Cidadania (Mapiri) para incentivar os alunos-atletas nas partidas de voleibol, handebol, basquete e futsal da categoria juvenil que reúne jovens de 15 a 18 anos. Nesta quinta-feira, 17, começam nove partidas de futsal masculino no ginásio da Cidadania, a partir das 14h, entre as seguintes equipes: Santa Clara x Terezinha Rodrigues; CEDUCS/ULBRA x Álvaro Adolfo; Dom Thiago x Rio Tapajós; Plácido de Castro x Felisbelo; Paulo Rodrigues x Wilson Fonseca; Brigadeiro Eduardo Gomes x São Francisco; Barão do Tapajós x Romana Leal; IFPA x Fluminense; Álvaro Adolfo x Santa Clara. Na sexta-feira, 18, a partir das 07h30, também no Ginásio da Cidadania, serão disputadas as oitavas e as quartas de final do futsal masculino e feminino. E a partir das 14h, serão realizadas as semifinais do futsal e do handebol masculino e feminino.

LABORATÓRIO A CÉU ABERTO

A Secretaria de Educação, em parceria com Associação Vaga Lume, desenvolve através do Programa Rede dos  Vaga Lumes, na Escola Municipal Boaventura Queiroz, comunidade de São Braz, o Projeto “Rede Familiar: Reciclagem de Papel e Confecção de Adornos”.   O projeto conta com a participação dos pais e alunos da escola. Após discutirem, pesquisarem, palestrarem e sensibilizarem os colegas e comunitários sobre a importância de se preservar e desenvolver atitudes de autocuidado com o meio ambiente, usufruindo-o de maneira sustentável, os jovens partiram para prática e montaram o primeiro laboratório de reciclagem de papel a céu aberto em uma escola no município de Santarém.  Após decidirem que prática desenvolver, os educadores e adolescentes visitaram todas as salas de aulas da escola conversando, colando cartazes, distribuindo caixas para coleta de lixo seletivo e agora após coletarem inúmeras sacolas de papel nas salas e com um processo 100% artesanal utilizando liquidificador, baldes, bacias, tanques, telas, cadeiras, telhados e o calor do sol estão reciclando-os  e transformando-os em novas folhas para depois confeccionarem adornos. A oficina de confecção de adornos Será dia 21 das 8h às 11h, na própria escola. Os materiais resultantes serão levados para São Paulo quando um educador e dois adolescentes participarão do Acampamento 2013 – evento que reúne adolescentes de todas os municípios participantes da Amazônia Legal e escolas de São Paulo para trocarem experiências sobre a educação para o desenvolvimento sustentável.

AÇÕES DA SEMINFRA

A SEMINFRA está desenvolvendo várias ações nos bairros de Santarém. Nesta quarta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Infraestrutura as equipes de tapa buraco estão na 24 de outubro com Assis de Vasconcelos;  Tocantins com Curua Uma; Dom Frederico Costa com  Tupaiulândia e Barjonas  de Miranda c/ Borges leal.

Os serviços de capina, raspagem, coleta de entulhos e limpeza geral estão sendo realizados na rua Rouxinol entre Moaçara e Tancredo Neves, Dom Frederico próximo a Castelo Branco, Moaçara próximo a Curua Una, Praça Tiradentes e limpeza interna do Hospital Municipal.

As ações de terraplenagem estão na rua Vitória Regia no bairro Santarenzinho, inclusive com empiçarramento. No bairro Nova Republica seguem os trabalhos limpeza na Operação Verão que começou na rua Caranã indo em direção a Everaldo Martins.

A rua Bartolomeu de Gusmão que esta sendo preparada para receber pavimentação asfáltica. Já na 15 de agosto entre Mendonça Furtado e Presidente Vargas a Seminfra recupera calçadas. Na Mendonça com Professor  Carvalho e na 24 de Outubro com 2 de Junho, são colocados tubos para drenagem de águas e posteriormente asfalto visando correção de vias. A limpeza nas caixas de drenagens estão hoje na avenida Cuiabá entre viaduto e rodoviária e nas caixas de drenagens internas do Hospital municipal.

Continuam também os trabalhos de limpeza nos cemitérios São João batista e N. S. dos Mártires. Os serviços são de capina, pintura de muro e meio fio, recuperação de calçadas, podagem e reforma no setor administrativo.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço