Breaking News

Informes da Prefeitura de Santarém

APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SUSTENTABILIDADE E PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA

Nesta quinta-feira, 24, na sede do Executivo Municipal, às 09h, haverá a apresentação do Planejamento Estratégico de Sustentabilidade e Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento da Amazônia: Territórios climaticamente inteligentes em face à nova ruralidade juvenil. O objetivo é estabelecer as bases para o planejamento e gestão de projetos internacionais de desenvolvimento territoriais, articulando os Programas Municípios Verdes e Programa 4H. Participarão representantes da Universidade de Nebraska (Costa Rica), Lincoln e Conselho Nacional de Clubes 4S, além de representantes do governo municipal e dos Senhores Sandro Wendell de Mont Serrat e Bernal Arias, ambos da Universidade de Nebraska.

LANÇADO PROGRAMA DE APOIO À PECUÁRIA LEITEIRA FAMILIAR

Na manhã desta quarta-feira, 23, ocorreu na sede do SIRSAN a implantação do Programa Balde Cheio. O projeto visa o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares do município. Na ocasião, estiveram presentes o titular da SEMAP Rosivaldo Colares, o coordenador da CPROF, Otávio Macedo, representantes da EMATER, SEBRAE e agricultores. 

O coordenador do programa, o veterinário Carlos Pagani (CATI), explicou de forma detalhada todas as etapas necessárias para que o projeto possa ter êxito nas propriedades  que serão atendidas. Vale ressaltar que é um programa extenso e exige dos interessados total empenho no seguimento do planejamento oferecido pela instituição.

AULA INAUGURAL DO PROJOVEM URBANO EDIÇÃO 2013

Acontece hoje, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório da Casa de Cultura, a aula inaugural do Projovem Urbano edição 2013. O PROJOVEM Urbano é um programa do governo federal que, desde 2012, passou a ser política pública. Em Santarém, o Programa é desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O PROJOVEM beneficia jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental.

O Projovem Urbano – edição 2013 deve atender 400 alunos nas Escolas: São José Operário, Paulo Rodrigues dos Santos, Sofia Imbiriba e Eilah Gentil.

SISTEMA NACIONAL DE MONITORAMENTO E ALARME É TEMA DO 2º DIA DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO

Com a participação de 50 pessoas entre membros de Defesas Civis municipais, órgãos de segurança pública e parceiros do Simulado de Preparação para Desastres, que ocorre em Santarém no próximo dia 26 (sábado), o segundo dia da oficina de capacitação que está acontecendo nas dependências da FIT (Faculdades Integradas do Tapajós) destaca o Sistema Nacional de Monitoramento, Alerta e Alarme. Tópicos como: Finalidade, Operacionalização, Protocolos de Atuação e Transferência de Recursos foram abordados por Rosenvelt Pires, técnico da Secretaria Nacional de Defesa Civil. 

Amanhã, quinta-feira, 24, os técnicos Ari Fernando e César Santana abordarão o tema: Plano de Contingência, quando informarão aos participantes da oficina sobre a metodologia de elaboração, formas de implementação, avaliação, atualização e validação e preenchimento dos formulário de Plano de Contingência e Proteção da Defesa Civil. 

A oficina prossegue até sexta-feira, 25. Sendo que os dois últimos dias serão dedicados ao tema: Simulado de Preparação para Desastres, com o passo a passo para a organização, mobilização e exercício simulado de mesa.

SEMJEL IMPLANTA PROGRAMA VIDATIVA NA ÁREA VERDE

Com o propósito de oferecer opções de lazer e qualidade de vida à comunidade santarena, a SEMJEL abriu esta semana mais uma turma do programa VIDATIVA. Desta vez, o bairro beneficiado foi a Área Verde. As aulas de ginástica estão sendo realizadas no barracão da Associação de Moradores às terças e quintas-feiras, no horário de 17 às 18h. Os interessados devem procurar os monitores do VIDATIVA, na Associação de Moradores, para fazer inscrição e se integrar ao programa.

EXECUTIVOS DA INTERCEMENT REÚNEM-SE COM EMPRESÁRIOS E CONHECEM A LOGÍSTICA DO MUNICÍPIO

Os executivos da empresa InterCement -  Marco Antônio Zangari (diretor de Planejamento Estratégico) e Nilton Terron (gerente de Desenvolvimento de Negócios) – participaram nesta quarta-feira, 23, de reunião com empresários santarenos para prestar informações sobre da fábrica de cimento que a empresa – subsidiária do grupo Camargo Corrêa – planeja instalar na região Norte do país, em Santarém ou Manaus. Participaram da reunião, o prefeito Alexandre Von, o presidente da ACES, Alberto Oliveira, o presidente da Federação das Associações Comercias e Empresariais do Pará (FACIAPA), Olavo das Neves, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas, João Sena, além do secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., o diretor do Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT), José de Lima Pereira, e a diretora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), Rosemary Fonseca.

Marco Antônio Zangari, e Nilton Terron conheceram a área portuária e o porto da CDP. Os executivos conheceram, também, a estrutura de duas instituições que trabalham na qualificação da mão de obra local: a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Pará (IFPA). Zangari avaliou positivamente o contato com o município de Santarém. Segundo ele, fatores como a logística, plano de desenvolvimento com o restante do país, capacitação para formar mão de obra qualificada no processo produtivo e o envolvimento dos setores público e privado foram pontos importantes.

“Vendo de perto, conversando com as pessoas envolvidas nesse processo torna nossa compreensão muito melhor do que avaliando somente de São Paulo. Isso enriquece o processo decisório e o entendimento para que tomemos a melhor decisão a partir de um conhecimento mais sobre como o município de Santarém pode trazer oportunidades para o nosso negócio, com condições adequadas para operar uma fábrica de cimento”, ressalta Zangari.

O presidente da FACIAPA, Olavo das Neves, admitiu que Santarém vem se consolidando, nos últimos anos, como solução para o gargalo logístico, pelo qual atravessa os grandes centros. Segundo Olavo, o município torna-se alternativa viável de escoamento para outros estados do Brasil.

O prefeito Alexandre Von explicou que durante estes dois dias, a empresa pôde conhecer alguns pontos de Santarém e ter uma visão mais abrangente, sobretudo, em relação aos aspectos geográfico e logístico.

“Vamos continuar os entendimentos. Vamos continuar fornecendo informações, subsídio, fazendo tudo o que legalmente for possível para que este empreendimento possa vir para Santarém”, reitera Alexandre Von.

 ACESSUAS TRABALHO OFERECE CURSOS PROFISSIONALIZANTES AOS BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS EM SANTARÉM

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao mundo do Trabalho – ACESSUAS/TRABALHO, tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho, garantindo que as oportunidades de qualificação profissional alcancem os usuários, propiciando o acesso da população em situação de vulnerabilidade e risco social aos cursos profissionalizantes.



Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço