Breaking News

Santarém vai sediar Seminário de Reconciliação

Programação inicia no dia 8, com um seminário na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Santarém


A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santarém, em parceria com a Comissão Verbita JUPIC, a Pastoral Social e a Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Santarém, realiza de 08 a 11 de novembro próximo o “Seminário das Escolas de Perdão e Reconciliação”, com o tema intitulado “Pedagogia do Cuidado e Práticas Restaurativas”.

O Seminário tem como objetivo mostrar a metodologia da “Espere” como forma de combater a violência num processo de práticas de justiça restaurativa, proporcionando a promoção da dignidade humana, tendo em vista a paz social. No período de 8 a 11 de novembro, Santarém vai receber visitantes de várias cidades da região.

A programação inicia no dia 8, com um seminário na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Santarém, a qual será a primeira cidade do Pará a contar com as ações da Escola do Perdão e Reconciliação.

A proposta do Seminário é chamar a atenção da sociedade para os conflitos que ocorrem na vida das pessoas, que muitas vezes ao serem resolvidos nem sempre promovem uma cultura de paz.

“O objetivo é tratar dos conflitos, porém de uma forma que recupere também o agressor para que ele não se torne um novo agressor, mas que ele seja recuperado. Falamos de práticas restaurativas, porque nós só conhecemos as práticas punitivas”, explica a Irmã Raimunda Barbosa sobre a importância de trazer esse assunto para região.

Hoje, segundo ela, o sistema prisional brasileiro não oferece condições para que um apenado volte ao convívio social com 100% de garantia de que está, realmente, livre de um futuro crime. “Daí a necessidade de se realizar ações como esta”, diz.

Irmã Raimunda Barbosa destaca que o Seminário vai discutir propostas de como solucionar conflitos nas escolas, nas famílias, nas igrejas, nos bairros e apresentar soluções restaurativas que fazem parte do processo chamado de “Pedagogia do Cuidado”.

Os interessados devem procurar a Paróquia de São Raimundo Nonato e preencher a ficha de inscrição. Cada participante deve contribuir com a quantia de R$ 10,00, onde terá a garantia de certificado de participação.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

1º Dia 08.11.2013 (sexta-feira) – às 19h30 – Conferência de Abertura.
Local: auditório da OAB Subseção de Santarém (Avenida Presidente Vargas nº 2948, Caranazal).
Tema: PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVA
Palestrantes: PAULA MONROY (Colômbia),
Irmã SOCORRO DANTAS (Fortaleza) e
DENISE PIRES (Rio de Janeiro).
2º Dia 09.11.2013 (sábado) – a partir das 8h às 17 – Palestra e Oficinas
Local: Salão do Colégio São Raimundo Nonato
Tema: PEDAGOGIA DO CUIDADO (palestra), Mediação de Conflitos, segurança pública e as práticas restaurativas, Pedagogia do cuidado (educação), Espiritualidade das Escolas de Perdão e Reconciliação – ESPERE, e Práticas de Perdão e o cuidado com a saúde e memória (Oficinas).
Palestrantes: PAULA MONROY (Colômbia),
Irmã SOCORRO DANTAS (Fortaleza)
3º Dia 10.11.2013 (domingo) – 8h às 12
Local: Salão do Colégio São Raimundo Nonato
Dinâmica: a) Metodologia da ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação; b) Organização do Núcleo da ESPERE Regional do Baixo Amazonas; e, c) Mística e Encerramento.

Investimento: R$ 10,00 (dez reais), com direito a certificado.
Atividades complementares: 20 h/a.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço