Breaking News

Pescadores reclamam de atraso no pagamento do Seguro Defeso


Colônia de Pescadores Z-20 ficou tomada de pescadores que procuraram informações sobre pagamento. Um grupo de filiados a Colônia de Pescadores Z-20 reclama do atraso na liberação do dinheiro referente ao Seguro Defeso. Porém, os pescadores que estavam sem receber o Seguro Defeso desde o ano de 2010 já começaram a sacar o benefício. O atraso no pagamento, segundo a gerência do Ministério do Trabalho e Emprego, é devido problemas no Registro Geral de Pesca (RGP), que é a carteira do pescador.

“O problema era a questão do RGP, onde houve uma mudança de números, e o sistema do Ministério do Trabalho não aceitava, mas já foi feita uma pesquisa de alguns pescadores, e o seguro já está sendo liberado e pago”, garante Jandeilson Rêgo, diretor de patrimônio, pessoal e finanças da Colônia de Pescadores – Z -20.

Ele informa aos pescadores que ainda não receberam o Seguro Defeso, que entrem em contato com a Z-20 para saber se o benefício já foi liberado.

“Existem algumas pendências de pescadores que não tinham recebido o beneficio com problemas na carteira do Ministério da Pesca, mas conseguimos a documentação e a questão está sendo resolvida. Estamos coordenando apenas os pescadores de Santarém. Sobre as outras cidades a gente ainda não tem informação”, diz.

Na manhã de quinta-feira, 17, dezenas de pescadores estiveram na sede da Z-20, para receber e reivindicar o Seguro Defeso.

O seguro defeso é um benefício concedido aos pescadores por um período de quatro meses, em quatro parcelas de 1 salário mínimo.

Durante o período de 15 de novembro até o dia 15 de março, os pescadores não podem capturar ou comercializar algumas espécies proibidas por portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A referida portaria de 2013 ainda não foi publicada.

RECLAMAÇÃO: No final de julho deste ano, pescadores de Santarém, Prainha, Óbidos, Alenquer e Monte Alegre reclamaram que não sabiam se iam receber parcelas atrasadas do Seguro Defeso. O beneficio foi suspenso pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que alegava falta de documento expedido pelo Ibama. No entanto, a quantia é referente a período anterior à instalação da unidade do Ibama na região.

Pescadores das Colônias Z-20 (de Santarém), Z-28 (de Alenquer), Z-11 (de Monte Alegre), e Z-19 (de Óbidos) que estiverem com atrasos no recebimento do Seguro Defeso, por determinação do Ministério Público do Trabalho e Emprego, sob a justificativa de não terem apresentado, na época do cadastro, carteira expedida pelo Ibama em período anterior à 1º de janeiro de 1996 ainda poderão receber a quantia atrasada.

SENTENÇA: A sentença foi dada pela Justiça Federal em Santarém em julho deste ano, após concluir que a exigência do documento só é viável a partir de 1996, data de implantação da unidade do Ibama na região. A União foi condenada a pagar todas as prestações de benefícios de Seguro Defeso aos pescadores, tanto aos que estão listados na ação do MPF quanto àqueles que se encontre em idêntica situação.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço