Breaking News

Confaz avalia instalação de polo de distribuição de mercadorias da Zona Franca em Santarém


Prefeito Alexandre Von participa de reunião do Confaz, nesta sexta-feira, em Fortaleza. O prefeito Alexandre Von participa nesta sexta-feira, 11, em Fortaleza (CE), da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Durante a reunião, o gestor santareno irá defender a importância da convalidação do protocolo de compromissos, assinado entre os governos do Pará e Amazonas em 10 de setembro, para a instalação do Polo de Armazenagem de Produtos Industrializados da Zona Franca de Manaus (ZFM). A partir da convalidação, Santarém será o único município do Pará a contar com esta estrutura. Na comitiva estarão presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Henderson Pinto, o vice-governador do estado do Pará, Helenílson Pontes, o secretrário de Estado da Fazenda, José Barroso Tostes, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Alberto Oliveira, e o presidente da Federação das Associações Comerciais do Pará, Olavo das Neves.

Para Alexandre Von, este será um novo momento para geração de emprego, renda e novas oportunidades em Santarém, já que a operação dos serviços incidirá em ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) para o município e o redespacho de mercadorias do Polo para qualquer parte do território brasileiro enseja uma nova operação de mercadorias, incidindo ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o Pará. Uma fatia do bolo tributário retorna a Santarém, via governo do estado, obedecendo ao percentual de 25% a que os municípios têm direito.

TELECENTRO DE INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS DE SANTARÉM ABRE INSCRIÇÕES PARA 3ª ETAPA DE CURSOS

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE), por meio do Telecentro de Informação e Negócios (TIN) abre inscrições para a 3aetapa de cursos de 2013.

As inscrições serão realizadas nesta sexta feira, 11, das 8h às 14h na sede do IDS. Serão disponibilizadas 80 vagas distribuídas em 08 turmas nos turnos da manhã e tarde, nos seguintes cursos: Informática Básica para Jovens e Adultos, Informática Básica para Melhor Idade, Caixa Informatizado e Gestão de Empresas e Departamento Pessoal.

Para a diretora do IDS, Rosemary Fonseca, é a partir dos cursos que os alunos têm a oportunidades de entrar no mercado de trabalho com qualificação, uma vez que ele se torna mais exigente e concorrido.

Segundo o titular da SEMDE, Valdir Matias Jr., é através dos cursos de capacitação dos programas oferecidos pela Prefeitura de Santarém que a população tem acesso às tecnologias da informação. Os cursos iniciarão no dia 14 de outubro e se estenderão até o dia 13 de dezembro do corrente ano.

UNIDADES DE SAÚDE FARÃO AÇÕES PELO DIA DAS CRIANÇAS

Para celebrar o Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro as Unidades Básicas de Maicá, Jardim Santarém, Tiningú e São Jorge vão promover diversas ações em educação e saúde. Serão realizadas atividades lúdicas, físicas, jogos e brincadeiras, além dos atendimentos em saúde.

O intuito das atividades é proporcionar à garotada e aos pais, acesso a informações sobre cuidados necessários para se ter uma com saúde, seja por meio da prevenção, da atualização do calendário de vacinação ou mesmo de uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e alimentos naturais.

As UBSs Maicá, Jardim Santarém e Jacamim realizam as ações nesta sexta-feira, 11, enquanto que Tiningú e São Jorge será no sábado, 12. Nessas Unidades, as programações começam às 8h.

REUNIÃO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, reuniu nesta quinta-feira, 10, com representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), para apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria, referentes às questões ambientais e reconduzir os membros do conselho, com objetivo de fortalecer a gestão ambiental. Durante a reunião foi feita a escolha da mesa diretora CMMA, ficando como presidente o secretário Podalyro; vice-presidente, Suzane Evaristo dos Santos e secretário executivo, Breno de Almeida Marques.

Também foi assunto de pauta, a proposta da Lei de Taxas Ambientais. De acordo com o secretário, ajudará nos custeios das ações ambientais desenvolvidas no município. Outro assunto tratado foi a proposta da Lei do Silêncio, visando garantir a tranquilidade pública. As propostas serão discutidas e encaminhadas para a Câmara Municipal de Santarém, até o fim deste mês.

Estiveram presentes representantes da SEMMA, SEMDE, SEMINFRA, CSAN, SEMED, Projeto Saúde e Alegria (PSA), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), IES, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), União das Entidades Comunitárias de Santarém (UNECOS) e o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém (FOPIESS).

SOM AUTOMOTIVO É APREENDIDO PELA SEMMA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), apreendeu na madrugada do dia 09, (às 02h00min) na orla da cidade um som automotivo com volume acima do permitido e com isso perturbando o sossego público. O equipamento foi encaminhado para a SEMMA para os procedimentos legais. O responsável será multado em R$ 5.325,00 (Cinco Mil Trezentos e Vinte Cinco Reais). De acordo com o fiscal Welton Sousa, os trabalhos estão sendo intensificados para coibir a poluição sonora no município.

SEMANA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR

O COMSAN em parceria com a SEMAP, CPROF e SEMTRAS realizará, no período de 14 a 18, a Semana da Educação Alimentar, em virtude do Dia Mundial da Alimentação (16/10) com o  tema oficial  “Sistemas alimentares sustentáveis para segurança alimentar e nutrição”. Durante a semana serão realizadas atividades relacionadas ao tema, serão exibidos vídeos sobre segurança alimentar nas Instituições de abrangências dos programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) das referidas secretarias SEMTRAS e SEMED. Segue o cronograma do evento:

SEGUNDA-FEIRA, 14

Palestra

ESCOLA PRINCESA IZABEL, Bairro Nova República

Palestrante: Rilda Célia da Silva Jatí Souza (IFPA)

QUARTA-FEIRA, 16

PROGRAMAÇÃO NO AUDITÓRIO DO RESTAURANTE POPULAR DE SANTARÉM

09h: 00min- Abertura

09h: 20min- Apresentação da nova diretoria do COMSAN

09h: 30min- Palestra: “Sistema Alimentares Sustentáveis pela segurança alimentar e nutrição”.

Palestrante: Maruza Moura Rodrigues

09h: 40min- Palestra: “Agricultura Orgânica Sustentável”.

Palestrante: Kepler Braun

10h: 00min: encerramento com a Mesa Humanizada.

QUINTA-FEIRA, 17

Palestra

Escola Frei Fabiano

Palestrante: Rilda Célia da Silva Jatí Souza (IFPA)

SEMED E APAE PROMOVEM: QUALIDADE VOCAL CUIDADOS COM A VOZ NA PRÁTICA DOCENTE

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE realiza no próximo dia 16, no auditório da Casa da Cultura, o evento com o tema: “Qualidade vocal Cuidado com a voz na prática docente”.

O objetivo é informar ao público (professores da rede municipal), sobre os mecanismos de produção da voz e da fala, bem como, alertar sobre agentes prejudiciais à voz. O encontro terá como palestrantes os otorrinos Jocivan Pedroso, que vai abordar o tema: “Estrutura fisiológica: Ouvido, nariz e garganta (orientações)” e Michael Sabino, que falará sobre: “Hábitos nocivos à higienização vocal”.

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço