Breaking News

Informes da Prefeitura Municipal de Santarém

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO BENEFICIA GRANDE ÁREA DO MARARÚ

Começou na manhã desta segunda-feira, 14, mais uma reunião de planejamento. Desta vez o encontro entre o prefeito Alexandre Von, secretarias de governo e lideranças comunitárias é realizada na grande área do Mararú, na Escola Nazaré Demétriu Mussi. Participam do encontro lideranças dos bairros Mararú, Urumanduba, Jaderlândia e Vigia. Em algumas áreas como Vigia é a primeira vez que são definidas ações que beneficiarão o bairro. As maiores demandas são nas áreas de infraestrutura, saneamento, abastecimento de água, ampliação do atendimento de saúde e assistência social, como a criação de creches. A reunião ainda está em andamento, e a previsão é encerrar apenas no fim da tarde.

Durante a reunião de planejamento, as lideranças de bairros têm a oportunidade de indicar as necessidades da comunidade e assim ajudar na elaboração das ações e estratégias para os quatro anos de governo. Esses encontros estão realizados desde o início da atual administração. As visitas priorizaram as comunidades do interior. No primeiro semestre deste ano, foram ouvidas as necessidades de mais de 500 comunidades interioranas, por meio das reuniões de planejamento.

Nesta fase estão sendo ouvidas as demandas dos bairros da periferia. Em junho foram ouvidas lideranças dos 11 bairros que compõe a Grande Área do Santarenzinho. Mais recentemente foi a vez da Grande área da Nova República, composta por 9 bairros, receber a caravana do governo municipal.

As solicitações compõem um documento que está norteando as ações de governo. Os assuntos de maior relevância são priorizados e fazem parte do planejamento das ações de governo.

SEMMA REALIZARÁ POSSE DOS MEMBROS DO CONSELHO DA APA ALTER DO CHÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizará nesta terça-feira, 15, a Cerimônia de Posse dos Membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental- APA Alter do Chão. Dez membros titulares e seus respectivos suplentes deverão cumprir o mandato por dois anos. O evento será realizado na Escola da Floresta, às 09h30, localizado na Rodovia Everaldo Martins, com a presença de representantes de instituições públicas, poder público e sociedade civil.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE CAR

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, participou nesta segunda-feira, 14, do seminário de lançamento do projeto piloto sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem como objetivo levar esclarecimento aos produtores familiares sobre o processo de realização do cadastro ambiental, visando o desenvolvimento sustentável do município. O seminário encerra nesta terça-feira, 15, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR). Além de produtores rurais, o encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Terra de Direitos, Terra Legal, Federação das organizações quilombolas de Santarém, Projeto Saúde e Alegria, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e Instituto de Pesquisa da Amazônia (IPAM).

SAÚDE NA ESCOLA LANÇA PROJETO DE LAVAGEM DAS MÃOS

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou nesta segunda-feira, 14, o projeto de Lavagem das Mãos. A abertura da programação ocorreu na Escola Estadual Maria Uchoa, bairro Floresta, contanto com palestras, oficinas de reciclagem, práticas de lavagem das mãos e a fanfarra da escola que executou números musicais.

De acordo com o coordenador do Programa Saúde na Escola, Lauro Corrêa, a mobilização envolve ao longo da semana todas as 84 escolas das redes Municipal e Estadual, que contarão com palestras de temas envolvendo a importância de prevenção de doenças com a lavagem das mãos.

“Serão abordados temas como a higienização das mãos, cuidados com o preparo de alimentos e os prejuízos que as verminoses podem causar ao organismo. Informações que serão abordadas junto às crianças e adolescentes com o intuito alertar para a qualidade de vida desta população”, afirmou o coordenador do PSE.

O projeto integra a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE), 9ª Regional/SESPA e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

“CRIANÇA SAUDÁVEL” DISPONIBILIZARÁ ATENDIMENTOS EM SAÚDE

Em referência ao mês das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza nesta terça-feira, 15, a partir das 8h, no Centro de Referência da Criança, a ação “Criança Saudável”. Serão disponibilizados serviços em pediatria, otorrinolaringologia, pneumologia, odontologia, além de pesagem e medição da estatura. A programação também contará com a Unidade Móvel de Saúde, atividades lúdicas, contação de estórias, música e muita diversão.

SEMTUR PROMOVE CAPACITAÇÃO TÉCNICA

A Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e a Coordenação da PEQTur/PA promovem curso de capacitação técnica “Melhoria de Produtos Turísticas”.

Na quinta-feira, 17, às 8h, será ministrado o módulo introdutório: Gestão Pública do Turismo. Em seguida o Módulo I – Formatação de Produtos Turísticos. Que tem como conteúdo, analisar recursos e atrativos locais, serviços e categorias para a formação de produtos receptivos expressivos que correspondam à realidade local/regional e que seja adequada à clientela em potencial.

Na sexta-feira e no sábado, 18 e 19, será ministrado o Módulo II – Regime Jurídico do Turismo – Análise de aspectos legais, econômicos e sociais do Turismo. Módulo este que tem como conteúdo, considerações preliminares e panorama atual do turismo, aspectos legais, estímulos à produção e legislação correlata e a proteção do consumidor turista.

COMDEC APRESENTA PLANO DE TRABALHO PARA SIMULADO

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 14, no auditório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil fez a apresentação do plano de trabalho aos representantes dos órgãos parceiros que atuarão no Simulado de Prevenção a Desastres que será realizado na serra da Matinha, no dia 26. No período de 22 a 24 serão realizadas oficinas de capacitação para os órgãos de segurança, secretarias e coordenadorias municipais envolvidas no simulado, bem como aos moradores do bairro da Matinha selecionados para participar do evento.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço