Breaking News

Unidades básicas de saúde intensificam orientações sobre a hipertensão

Pacientes recebem medicação e orientação nas 
Unidades Básicas de Saúde de Santarém 
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

No bairro Aeroporto Velho, mensalmente os pacientes reúnem em grupão para receber informações e fazer o acompanhamento médico.

No dia 26 de abril é celebrado o dia nacional da prevenção e combate à hipertensão arterial. Em Santarém, oeste do Pará, durante o mês de abril as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão intensificando as orientações sobre a doença.

Buscando orientações e apoio, em Santarém 140 pacientes recebem atendimento no Grupão do Aeroporto Velho, lugar onde os pacientes se reúnem para saber a estratégia de combate à doença e receber tratamentos para controlar a pressão arterial.

De acordo com a enfermeira Miriam Almeida, o grupão serve para fazer o acompanhamento da pressão arterial e também fazer a distribuição da medicação, dar orientações, checar se a medicação está fazendo efeito e se ela não está o paciente é encaminhado para o médico para que uma nova avaliação seja feita e assim ter um controle sobre a doença.

O número de pessoas hipertensas no Brasil cresceu na última década. Segundo Ministério da Saúde quase 26% da população brasileira tem essa doença que não tem cura e pode provocar infarto e acidente vascular cerebral.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão alerta sobre alguns cuidados para não desenvolver a doença:
  • Alimentação balanceada
  • Praticar atividade física
  • Peso ideal
  • Não fumar
  • Evitar bebidas alcoólicas.



Fonte: SANTARÉM, HIPERTENSÃO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço