Breaking News

Parque da Cidade recebe doação de mudas da Fazenda Experimental da Ufopa


Os viveiros do Parque da Cidade receberam na manhã de quarta-feira (18), a doação de cem mudas de ipê amarelo e rosa. A ação foi realizada pela Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A Fazenda Experimental da Ufopa é uma unidade de campo em que são realizadas diversas pesquisas e projetos. O local, localizado no quilômetro 37 da Rodovia Santarém Curuá-uma, abriga um viveiro com variadas espécies de muda.

Segundo Avner Gaspar, engenheiro agrônomo da Ufopa, a doação de mudas ao Parque integra o Programa Fazenda Agro Sustentável desenvolvido na base da universidade, que tem como objetivo o fortalecimento de práticas agrícolas sustentáveis.

"O programa atua também na transferência de tecnologia através de cursos, orientações técnicas aos produtores, dias de campo, oficinas, etc. A Semap é nossa parceira e participa conosco através da troca de mudas frutíferas e florestais. Sempre que a secretaria precisa, nós doamos e o inverso também ocorre" explicou Avner.

Atualmente os viveiros do Parque da Cidade abrigam 14 mil mudas em fase de maturação/crescimento. Entre as espécies cultivadas estão cupuaçu, muruci, açaí, ipê e oiti. As plantas são utilizadas nas atividades de arborização no município, principalmente nas ações de paisagismo de praças e canteiros centrais. Outra parte das mudas do parque é empregada em ações sociais em escolas, unidades de saúde e centro de referência em projetos de hortas e também jardins.

Também nos viveiros do parque estão as sementeiras do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). Nesse espaço vem ocorrendo o cultivo de variedades de cítricos como limão cravo, laranja da terra, limão galego e limão rugoso. As espécies serão futuramente distribuídas a produtores familiares do município através de iniciativas de projetos de assistência técnica e fomento desenvolvidos pela pasta. Ao todo 2.350 mudas de cítricos foram semeadas neste primeiro trimestre de 2018.

"A Ufopa é parceira da Semap. Esse tipo de doação é muito importante para nós, uma vez que diversifica a oferta de mudas do nosso viveiro. Parcerias assim são sempre bem-vindas. Nosso foco é ampliar ainda mais a quantidade de mudas nos nossos viveiros para expandir além das ações que desenvolvemos", comentou o secretário de agricultura e pesca, Bruno Costa.

Fonte: Parque da Cidade, Fazenda Experimental da Ufopa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço