Breaking News

Assinatura digital e eletrônica apoiam a Transformação Digital em processos empresariais e jurídicos


Redução de tempo para coletar assinaturas, validade jurídica, maior controle de processos e menos burocracia são as vantagens de quem busca mais eficiência nessas operações.

Grande parte das relações nos dias atuais são digitais e, para se adaptar a este cenário, as empresas tradicionais também deverão ser. Isso também é chamado de Transformação Digital, processo de adaptação à uma nova cultura focada nos meios digitais. Uma das etapas para chegar neste ponto é diminuir ou até cessar o uso de documentos em papel.

Para incentivar a mudança de comportamento dentro de organizações e no dia a dia da população, a DocuSign, empresa líder no segmento de assinatura eletrônica e gestão de processos digitais, ajuda com que companhias de todos os segmentos e portes possam agilizar e aprimorar a tramitação de documentos com validade jurídica e segurança de autenticação.

As leis brasileiras permitem que qualquer documento físico, que demande uma ou mais assinaturas, possa ser transformado em um documento eletrônico. As assinaturas a serem utilizadas poderão ser a Eletrônica - semelhante à assinatura simples em papel, porém no meio eletrônico -, ou Digital - assinatura combinada com criptografia de um certificado digital, equivalente a firmas reconhecidas - conforme o nível de autenticação exigida de acordo com o caso de uso.

“As Assinaturas Eletrônicas são aquelas usadas em documentos do dia a dia, nos processos de negócio, que precisam de agilidade, como uma assinatura em contratos de vendas, compras ou de locação de imóveis, por exemplo. Já as Digitais são para documentos mais sensíveis e normalmente seu uso está vinculado a uma obrigação prevista em lei, demandam o uso de um certificado digital”, explica Andre AdedoHead de Desenvolvimento de Negócios da DocuSign.

Todo o processo, tanto da assinatura eletrônica quanto da assinatura digital, é criptografado para segurança dos envolvidos. As etapas são registradas para garantir a transparência e podem ser auditadas a qualquer momento, com todos os dados, para que qualquer modificação que ocorra no documento não possa ser ocultada. A transformação digital dos documentos físicos ajuda a eliminar a burocracia que proporciona a morosidade nos processos de negócio, além de ser sustentável e aumentar a confiabilidade das partes.

“Uma das vantagens de ser uma empresa paperless, ou seja, que não utiliza documentos físicos para coleta de assinaturas, é que os documentos não precisam mais de tantos dias para percorrer longas distâncias, sendo formalizados praticamente no mesmo dia e permitindo eficácia e controle na gestão de processos”, completa o executivo.

No universo jurídico, há plataformas usadas pelos advogados, como por exemplo o Dropbox, Tools, EDiscovery, ou mesmo o Gmail, que já são integradas com a solução da DocuSign. Permitindo, assim, que as assinaturas sejam feitas a partir da própria ferramenta que os advogados já utilizam, sem nenhuma burocracia a mais.

Sobre a DocuSign
A DocuSign está mudando a forma de fazer negócios, permitindo que mais de 300 mil empresas e 200 milhões de usuários em 188 países enviem, assinem e gerenciem documentos de forma totalmente digital – a qualquer hora, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, com confiança e segurança. A DocuSign permite que a vida e os negócios estejam sempre em constante evolução.

Para mais informações, visite www.docusign.com.br ou ligue para +55 11 3330-1000. Siga DocuSign no Twitter, no LinkedIn e no Facebook. Copyright 2003-2017. DocuSign, Inc. é proprietária da marca DOCUSIGN® e todas as demais marcas (www.docusign.com/IP). Todas as outras marcas comerciais e marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.

Fonte: DocuSing, Assinatura digital

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço