Breaking News

Profissionais de saúde fazem busca ativa de novos casos de tuberculose em Santarém

Busca ativa ajuda a encontrar casos suspeitos que são 
encaminhados para o diagnóstico por exames e tratamento 
(Foto: Sesa/Divulgação)

Ações são desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas casas dos moradores de vários bairros. Se houver suspeita da doença é necessário o encaminhamento ao tratamento.

Para diagnosticar novos casos de tuberculose em Santarém, no oeste do Pará, profissionais de saúde estão fazendo busca ativa em diversos bairros no município. As ações não se restringem apenas às Unidades Básicas de Saúde, também se estende às casas dos moradores com visitas dos agentes de saúde.


Com mais de 11 mil moradores, o bairro Jardim Santarém tem dois casos diagnosticados e os pacientes fazem o tratamento em uma UBS. O enfermeiro da unidade de saúde, Alexandre de Lira explica quais são os encaminhamentos quando é encontrado um paciente com sintomas da tuberculose.

“A pessoa apresentando tosse prolongada tratando como uma simples gripe pode está apresentando a doença sem saber e pode está transmitindo sem saber. A orientação é procurar uma unidade de saúde para avaliação, fazer exames complementares para diagnosticar o quanto antes, iniciar o tratamento, parar a transmissão e se cuidar”, enfatiza.

Na maioria das vezes a tuberculose acomete adultos do sexo masculino. Os dados da Coordenação Municipal do Programa de Controle da Tuberculose da Semsa apontaram que os bairros Santa Clara, Conquista, Interventoria, Uruará, Livramento, Jardim Santarém e Santíssimo são os que mais apresentaram número de casos em 2017.

Somente nos primeiros meses de 2018 os órgãos de saúde identificaram 17 pessoas como positivas a doença em Santarém.

(Foto: Arte G1)

A doença

Anualmente, a Organização Mundial de Saúde estima que mais de 1,6 milhão de pessoas perdem a vida em decorrência da doença. O Brasil tem um terço de toda a carga de tuberculose das Américas e figura no grupo de países que reúne quase 40% de todos os casos de tuberculose do mundo.

A patologia constitui um problema de saúde prioritário no Brasil. Trata-se de uma doença que atinge a todos os grupos etários, com maior predomínio nos indivíduos economicamente ativos e do sexo masculino.

A tuberculose é uma patologia causada pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch - bactéria que é transmitida através das vias respiratórias, de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva, na sua fase bacilar (antes do início do tratamento).

Os locais mais acometidos são os pulmões, onde os bacilos se alojam e se multiplicam provocando uma destruição do tecido pulmonar. Atualmente, a forma mais eficaz no combate à doença é o coquetel com antibióticos, sendo eles: Rifampicina, Etambutol, Pirazinamida e Isoniazida.

O tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em duas fases que duram em média seis meses. Mas para sua eficácia, precisa ser seguido corretamente até o final.


Fonte: Santarém, Tuberculose, 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço