Breaking News

IPTU 2018: emissão do carnê on line, prazos e desconto de 15% em cota única


A Prefeitura de Santarém inicia nesta segunda-feira, 9, pela internet - www.santarem.pa.gov.br, a emissão do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Para isso, o contribuinte basta informar o número da inscrição imobiliária e o exercício de 2018. Para quem não possui acesso à internet, a Prefeitura de Santarém disponibiliza a emissão pela Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 829, Aeroporto Velho, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O pagamento do IPTU pode ser realizado em cota única com desconto de 15% até o próximo dia 10 de maio. O contribuinte também pode escolher pelo parcelamento do valor integral em até 8 (oito) vezes, sendo que a última parcela vence no dia 10 de dezembro do ano em exercício. Quem já pagou o imposto maior terá um crédito a ser compensado no IPTU 2019.

O novo carnê on line segue as determinações da Lei Municipal N°. 20.383, sancionada na manhã desta quinta-feira, 5, pelo prefeito Nélio Aguiar. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) está realizando a atualização dos valores no sistema de arrecadação da Prefeitura.

A Lei Municipal N°. 20.383 reduziu a alíquota dos imóveis edificados (residenciais e não residenciais) para o contribuinte ter maior facilidade no seu pagamento. Dessa forma, contribuindo para a melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços oferecidos pelos órgãos do poder público municipal.

A alíquota dos imóveis não edificados permanece a mesma. Houve apenas a prorrogação do prazo de pagamento, cujo término passa a ser o dia 10 de maio.

De acordo com o coordenador da Receita Municipal, Mário Anderson, o ajuste das alíquotas vai refletir na diminuição do índice de inadimplência, que chega a 58,69%.

"Nós esperamos que a partir de 2018, com essa redução, o contribuinte possa melhorar esse nível de inadimplência. Nós temos também o Projeto de Lei do IPTU Premiado que logo em seguida vamos está trabalhando nesse projeto para estimular o contribuinte a quitar seus débitos. Com isso, quem ganha é a população e o município", explicou Anderson.

O pagamento das taxas do IPTU 2018 deve ser realizado em bancos, nos Correios, casas lotéricas e correspondentes bancários. O dinheiro arrecadado com o pagamento do IPTU é destinado a custear despesas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e outros.

Alterações- Alíquotas IPTU 2018 
Quadro demonstrativo


Fonte: Prefeitura de Santarém, Alterações- Alíquotas IPTU 2018 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço