Breaking News

Projeto "Arte do Carimbó" será permanente no Parque da Cidade

Projeto "Arte do Carimbó"

O Movimento de Carimbó e a Prefeitura de Santarém, através das Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Agricultura e Pesca (Semap), Turismo (Semtur) e Secretaria de Meio Ambiente (Semma), estrearam, no último sábado (7), o Projeto "Arte do Carimbó", com apresentação de rodas de carimbó e oficinas lúdicas.

O evento aconteceu no Parque da Cidade e está previsto para ser uma programação permanente aos sábados, à partir das 17h com um momento de recreação, seguido por rodas de carimbó às 20h.

Luis Alberto Figueira, secretário municipal de cultura, destacou o empenho do governo municipal em fortalecer os movimentos culturais através de eventos como este. 

"É grande a satisfação de iniciarmos este projeto junto com o Movimento de Carimbó. Almejamos fortalecer as atividades dos mestres e grupos de carimbó através da inserção em eventos culturais da região, incentivando assim, a criação de novos grupos por meio de capacitação, organização, elaboração de shows e criação de mecanismos de auto-sustentação".


Ao som das maracas e curimbós, instrumentos de percussão típicos do carimbó, as dançarinas empolgaram e encantaram os frequentadores do parque através do gingado do ritmo amazônico. 

"Impossível ficar parado ao som do carimbó. Essa parceria com a Prefeitura de Santarém é uma excelente oportunidade de dar visibilidade a este ritmo. 

Queremos ensinar a história da dança com todas as atribuições que a envolvem como o vestuário, os acessórios e os intrumentos, massificando a arte além da musicalidade e percussão", explicou o mestre de carimbó, Chico Malta.

"No próximo sábado (13), estaremos novamente no Parque da Cidade com a apresentação do grupo Kautá de Carimbó", disse Hermes Cavalcante, mestre de carimbó, que aproveitou a oportunidade para agradecer o Çairé 2017, evento trisecular do município de Santarém que deu maior destaque ao carimbó. Afirmou ainda que a arte do carimbó deve ser levada também as áreas mais afastadas da zona central.


Anderson Farias, que no momento do evento passeava pelo parque, elogiou a iniciativa. "Estou frequentemente no parque e dificilmente temos contato com uma apresentação dessas em área pública. Exibir para a população este ritmo característico de nossas raízes culturais é uma excelente iniciativa."

No primeiro dia do projeto, cinco grupos de carimbó, ligados ao Movimento de Carimbó, realizaram apresentações.

Projeto "Arte do Carimbó"

Fonte: Arte do Carimbó, Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço