Breaking News

Imposto de Renda 2018: veja passo a passo como fazer uma declaração simples; VÍDEO


G1 mostra como fazer uma declaração simples em poucos minutos. Se você abriu o programa da Receita Federal e não sabe por onde começar sua declaração, não se desespere. O G1 preparou um passo a passo que mostra como fazer uma declaração simples em poucos minutos.

Antes de começar, baixe o programa da Receita Federal aqui.

O prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017, vai até o dia 30 de abril. A expectativa da Receita é receber 28,8 milhões de declarações neste ano, 340 mil a mais do que o registrado no ano passado.

SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA


Veja passo a passo como fazer sua declaração do Imposto de Renda:
*O exemplo do G1 considera uma declaração simples, sem dependentes.

1- Documentação

Separe seus documentos antes de começar. Você precisará ter em mãos informes de rendimentos da empresa em que trabalha, de instituições financeiras e de outras rendas recebidas no ano passado.

2 - Declaração ou retificação?

Escolha a opção “Declaração de ajuste anual”. A outra opção (retificadora) é para quem vai fazer uma correção em declaração já enviada.

3 - Dados cadastrais

Preencha primeiro os dados pessoais, como endereço e CPF. Você também precisará informar o número do recibo da declaração entregue no no passado, o número do título eleitoral e a sua ocupação.

4- Rendimentos

Tudo que é informado pelas fontes pagadoras e instituições financeiras precisa ser declarado. Caso contrário, o contribuinte corre o risco de cair na malha fina.

Você terá que pegar o informe da sua empresa e do banco e declarar os rendimentos do ano passado. Na ficha "Rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo Titular", precisam ser informadas todas as fontes pagadoras e todos os valores recebidos em 2017.

Rendimentos isentos e não tributáveis, como bolsas de estudo e ganhos com a poupança, devem ser informados em ficha específica.

Já os rendimentos com aplicações financeiras e participação nos lucros e resultados devem ser informados na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva".

5 - Bens e direitos

Aplicações financeiras, saldo em conta corrente e bens como imóveis e veículos devem ser informados na ficha "Bens e direitos”, com o valor em reais em 31 de dezembro de 2016 e no final de 2017.

6 - Pagamentos efetuados

Os gastos com despesas dedutíveis e que podem ser comprovadas, como pagamentos com saúde e educação, devem ser declarados na ficha “Pagamentos efetuados”, e precisam ser informados o CNPJ ou CPF da instituição ou do profissional.

7 - Verifique pendências

Existe um botão "verificar pendências". Caso algum campo obrigatório não tenha sido preenchido, o próprio programa fará o alerta e mostrará o que precisa ser corrigido.

8- Completa ou simplificada

O último passo é escolher o modelo de tributação: por deduções legais, a chamada completa, ou por desconto simplificado. O próprio programa indica a opção mais vantajosa. Ou seja, que oferece maior valor de restituição ou menor valor de imposto a pagar.

9 - Conta para restituição

Para os contribuintes com direito à restituição, o sistema pede que seja informado o banco, a agência e conta corrente para o depósito. Já para quem tiver imposto a pagar, pode optar em parcelar em até 8 quotas.

10 - Entregar

Por fim, basta clicar em “Entregar Declaração”, no canto esquerdo inferior da tela. A declaração é salva automaticamente.

Uma nova caixa aparecerá na tela, pedindo ao contribuinte selecionar a declaração a ser entregue e clicar em OK, e pronto. Você ficou em dia com o fisco.

Fonte: IMPOSTO DE RENDA 2018, RECEITA FEDERAL, ECONOMIA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço