Breaking News

Cozinha e refeitório modernos e revitalizados humanizam a saúde no Hospital Municipal


O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário municipal de Saúde Edson Ferreira Filho conheceram de perto hoje, 20, os primeiros avanços do novo modelo de gestão implantado no Hospital Municipal de Santarém (HMS) e na UPA 25 horas. O HMS recebeu uma nova cozinha e um novo refeitório totalmente revitalizados e modernizados. A UPA 24h passa por reformas e vai ter um aparelho de raios-X em pleno funcionamento depois de anos parado. É o início de um novo tempo na história da saúde pública do município.

O vice-prefeito José Maria Tapajós e o vereador Tadeu Cunha, presidente da Comissão de Saúde do legislativo santareno, acompanharam o prefeito e o secretário, além de representantes do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), Organização Social (OS) que responsável hoje pela administração das duas unidades de saúde.

A cozinha do HMS teve espaço revitalizado e recebeu novos equipamentos, como: refrigeradores, fornos e fogões, utensílios domésticos, além de mesas e cadeiras para o refeitório. Por dia, serão disponibilizadas 1.600 refeições para atender as demandas do HMS e da UPA 24h. Vinte e um profissionais trabalham na manipulação dos alimentos. 

Eles passaram por treinamentos para que o cardápio também recebesse atenção especial. Cinco nutricionistas preparam o cardápio de acordo com as necessidades de cada paciente e a cada prescrição médica, sendo todas as refeições servidas lacradas para conservar a qualidade. Além disso, são transportadas em carrinhos adequados, tornando o processo mais higiênico.


"Em pouco de tempo desse novo modelo de gestão compartilhada com uma organização social, nós já começamos a ver as melhorias nas unidades de saúde. O HMS recebe uma nova cozinha, refeitório e almoxarifado com novos utensílios e todas as condições de higiene respeitadas. Provamos do alimento oferecido que é igual para todos. São ações que valorizam a humanização das ações de saúde em nossa gestão", destacou Nélio Aguiar.


O secretário Edson Filho destaca os benefícios do novo modelo de gestão implantado, que traz agilidade, pois não sofre com o excesso de burocracia. "Sempre defendi e acreditei nesse modelo de gestão. Quando assumi a Secretaria, o prefeito e eu começamos a dialogar sobre a possibilidade de implantarmos esse modelo de gestão no Hospital Municipal e na Upa. 

Foram muitos desafios e muitos diálogos com a sociedade, até a criação da Lei Municipal para que isso fosse regulamentado. O nosso projeto para a saúde pública em nossa cidade é grande e audacioso. E com a chegada do IPG estamos colocando nossa ideia em prática. Nós já começamos a ver os primeiros resultados. Iremos acompanhar todos os passos de perto, porque o nosso objetivo é melhorar sempre, oferecendo um serviço de qualidade para o bem estar da nossa população", ressaltou o secretário.

O Diretor técnico do HMS, André Franco, destacou a importância de ter uma cozinha nova e moderna. "Estamos inaugurando somente uma parte do que ainda vamos colocar em prática através desta parceria. Com isso, vamos produzir o alimento adequado à patologia do paciente. 

Todos nós sabemos que uma pessoa com hipertensão necessita de uma dieta com menos sódio, o diabético uma alimentação com menos açúcar, e assim por diante. A cozinha do hospital foi totalmente reformada para trazer melhoria aos nossos pacientes, produzindo os alimentos de uma forma mais adequada e higiênica para os nossos pacientes e seus acompanhantes", disse André Franco.



UPA 24H - O prefeito Nélio Aguiar esteve ainda na UPA 24h,a na rodovia Curuá-Una, onde inspecionou o andamento das atividades e as reformas pontuais que estão sendo realizadas na unidade. O gestor anunciou que em poucos dias o aparelho de raios-x que a unidade possui entrará em pleno funcionamento, beneficiando milhares de pacientes, agilizando os diagnósticos. A máquina estava quebrada há vários anos sem que uma solução fosse encontrada.

"A notícia boa é que os técnicos conseguiram solucionar os principais problemas do aparelho e falta o ajuste de rede. Estava parado há anos e agora irá dar uma considerável contribuição para nossa saúde", conclui Aguiar.

Fonte: Cozinha e refeitório modernos e revitalizados, Saúde no Hospital Municipal

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço