Conheça as bebidas que mancham os dentes
FUJA DAS BEBIDAS PIGMENTADAS
Pode até parecer, mas o esmalte dos dentes não é impermeável. O professor da faculdade de Odontologia de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista, Osmir Batista de Oliveira Júnior explica que o esmalte dentário é uma membrana nanopermeável, ou seja, onde substâncias e componentes em escala microscópica podem sair e entrar na estrutura dental. Por isso, bebidas com alto índice de pigmentação ou que são consumidas várias vezes ao dia podem causar manchas nos dentes. Saiba mais sobre quais bebidas podem alterar a coloração dos dentes e o que você pode fazer para amenizar a situação.
Fuja das bebidas pigmentadas
MOLÉCULAS
Osmir explica que o potencial de uma bebida de manchar os dentes é o tamanho da mólecula: quanto menor mais ela penetra facilmente, e também o tipo de reação química que ela pode causar na estrutura dental.
REDUZA A FREQUÊNCIA
O ideal é que bebidas com grande potencial para manchar os dentes sejam consumidas com menos frequência. Prefira tomar café uma ou duas vezes ao dia, ao invés de hora em hora, por exemplo.
EROSÃO ÁCIDA
Bebidas com alta composição ácida, como o refrigerante e os sucos cítricos, podem provocar a erosão ácida, cujo principal sintoma é o escurecimento dos dentes. Isso porque o aumento da acidez na boca acaba corroendo o esmalte do dente e expondo a dentina, parte amarela abaixo do esmalte.
CUIDADO COM A ESCOVAÇÃO
Osmir alerta para o cuidado com a escovação dos dentes após o consumo de bebidas ácidas. “O ideal é escovar os dentes pelo menos 40 minutos depois da ingestão da bebida, pois a escovação pode sensibilizar ainda mais o dente”, explica.
CHÁ PRETO É PERIGOSO
Segundo Osmir, apesar de não ser tão escuro, o chá preto é uma das bebidas que mais mancham os dentes. Suas moléculas penetram com facilidade no esmalte e, com o tempo, alteram a coloração dentária.
A "TINTA" DO AÇAÍ
A fruta que tem alta concentração de vitaminas C, B1 e B2, também altera a cor dos dentes e língua de quem consome. Se não pode escovar os dentes logo após consumir, é recomendável fazer bochechos com água para eliminar os resíduos e diminuir a cor.
VINHO TINTO
Assim como o açaí, o vinho tinto também causa manchas significantes, mas temporárias, no dente. Isso porque as moléculas atingem somente a superfície do dente, saindo depois da higienização da boca.
REFRIGERANTE NÃO!
Com altos índices de ácido, o refrigerante tem grande potencial de manchar os dentes e provocar a erosão ácida. “Os de coloração escura são os piores. Prefira tomar os derivados do limão e da laranja”, afirma o especialista.
DE CANUDINHO
Uma dica para quem consome várias xícaras de café ou chá durante o dia é utilizar canudos para beber. Desta forma, o contato da bebida com o dente é amenizado e as chances de manchar ou desgastar os dentes diminuem.
CLAREAMENTO
Osmir afirma que para quem está fazendo clareamento dental o cuidado com as bebidas consumidas deve aumentar. Durante o tratamento, o dente fica mais sensível a trocas de substâncias e pode manchar com mais facilidade.
Fonte: Saúde Bucal
Nenhum comentário
Postar um comentário