Breaking News

Projeto Cinturão Verde ajuda a reduzir as interrupções de energia em períodos de chuva


As interrupções de energia nos bairros centrais de Belém estão sendo cada vez menores nos períodos chuvosos, que se estendem até o final de abril. Desde 2013, quando a Celpa lançou o projeto Cinturão Verde, a rede de energia da área central está sendo trocada por cabos protegidos por capas isolantes, que permitem o contato com as árvores da cidade sem perigo de curto circuito ou interrupção na transmissão de energia.

Os bairros de Nazaré, Reduto, São Braz e Jurunas, os mais arborizados da capital, foram os primeiros a receber o projeto Cinturão Verde. A partir de abril deste ano, a área de Expansão da Celpa retomará as ações com previsão de trocar mais 40 quilômetros de cabos convencionais da rede de baixa tensão por cabos isolados e outros 20 quilômetros na rede de média tensão por outros chamados space, que também são isolados, segundo explica Gilberto Louzeiro, executivo de Expansão da concessionária.

Só para você ter uma ideia da importância desse projeto, além de evitar a falta de energia quando cai temporais na cidade, os cabos isolados da nova rede também evitam agressão às mangueiras de Belém, que são símbolos da área central da cidade.

O benefício dessa nova tecnologia é tão visível que, segundo Gilberto Louzeiro, nem é preciso podar as árvores por causa da rede elétrica, já que os cabos protegidos podem ser integrados aos galhos sem problemas de contato.
Ele também ressalta que, apesar de o valor dessa tecnologia ser mais alto que a rede elétrica comum, o custo-benefício compensa a substituição dos cabos, já que a partir da implantação do projeto, as interrupções de energia e o tempo dessas interrupções da capital diminuíram em 2013 e 2014. Em Belém, o DEC, que mede a quantidade de horas sem luz, caiu 34% em 2014. Já o FEC, que mede a quantidade de vezes que houve interrupção de energia, teve redução de 34% em 2014.

Foram substituídos 6,52 quilômetros de redes de baixa tensão e 6,71 quilômetros de média tensão em 2013. No ano passado, foram substituídos 20,20 quilômetros de rede de baixa tensão e outros 7,20 quilômetros de média tensão.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço