Breaking News

Paim: problemas na água matam 1,8 mil crianças por dia no mundo


Diariamente, 2 mil crianças com menos de 5 anos morrem devido a doenças diarréicas e cerca de 1,8 mil dessas mortes estão ligadas a água e saneamento. Os dados foram citados pelo senador Paulo Paim (PT-RS) em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (25), a propósito do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

De acordo com Paim, o Conselho Mundial da Água classificou o Brasil em 50º lugar em um ranking de saúde hídrica, que analisou 147 países. Os critérios, como observou o senador, foram quantidade de água doce por habitante; parcela da população com água limpa e esgoto tratado; desperdício de água doméstica, industrial e agrícola; e poluição da água e preservação ambiental. Em primeiro lugar, está a Finlândia e, em último, o Haiti.

Paim disse que o Brasil inteiro ficou alarmado com a falta de água em São Paulo, problema que afetou residências e empresas em diversos municípios naquele estado. O parlamentar citou previsão do presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, de que a crise hídrica em São Paulo poderá ser ainda mais preocupante em 2015.

O senador sugeriu investir em educação para assegurar, nas novas gerações, o respeito à natureza. Segundo ele, se isso não for realizado, "estaremos nos negando a fazer a parte que nos cabe para melhorar a nossa vida e a do coletivo".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Água, Saúde, Senador Paulo Paim

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço