Breaking News

Educadores da região Oeste participam de formação continuada

Coordenadores de escolas dos municípios de Trairão, Rurópolis, Placas e Itaituba se reuniram no pólo da 12ª Unidade Regional de Educação (12ª URE), em Itaituba, durante o último final de semana, para participar da I Formação dos Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O objetivo foi discutir as políticas de valorização dos professores e coordenadores pedagógicos nas escolas estaduais e a participação dos jovens no contexto escolar. 

A primeira edição da formação continuada teve como eixo central a “Formação Humana Integral”, que destacou o papel dos servidores nas escolas, os diversos desafios no âmbito escolar, além do contexto histórico da educação no Brasil e como o jovem está inserido na sociedade. 

Segundo o técnico da Escola Corrêa de Souza, de Itaituba, José Maria da Silva, um dos pontos principais da formação foi a discussão sobre a realidade do jovem dentro e fora do ambiente escolar. “Foi uma discussão muito interessante, ainda mais pra mim que trabalho com adolescentes entre 15 e 17 anos”, disse o técnico, que participou dos dois dias de formação. 

Para a formadora regional da 12ª URE, Eliane Dias, a proposta da formação é que todos os orientadores façam uma reflexão sobre a prática da educação nas escolas. “É muito importante conhecer o jovem que estuda na escola, saber da relação dele com a família e com a comunidade em que ele está inserido, além de debater com os coordenadores sobre a valorização do trabalho desenvolvido nas escolas”, disse Eliane Dias. 

A formação não se restringe aos coordenadores das unidades de ensino. Ao retornarem para as escolas, eles darão início à formação com os professores do Ensino Médio cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A estimativa é que 150 professores da Rede Estadual de Ensino Médio cadastrados na Simec participem da formação continuada nos municípios. 

Com informações de Tácio Fonseca

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço