Educadores da região Oeste participam de formação continuada
Coordenadores de escolas dos municípios de Trairão, Rurópolis, Placas e Itaituba se reuniram no pólo da 12ª Unidade Regional de Educação (12ª URE), em Itaituba, durante o último final de semana, para participar da I Formação dos Orientadores de Estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O objetivo foi discutir as políticas de valorização dos professores e coordenadores pedagógicos nas escolas estaduais e a participação dos jovens no contexto escolar.
A primeira edição da formação continuada teve como eixo central a “Formação Humana Integral”, que destacou o papel dos servidores nas escolas, os diversos desafios no âmbito escolar, além do contexto histórico da educação no Brasil e como o jovem está inserido na sociedade.
Segundo o técnico da Escola Corrêa de Souza, de Itaituba, José Maria da Silva, um dos pontos principais da formação foi a discussão sobre a realidade do jovem dentro e fora do ambiente escolar. “Foi uma discussão muito interessante, ainda mais pra mim que trabalho com adolescentes entre 15 e 17 anos”, disse o técnico, que participou dos dois dias de formação.
Para a formadora regional da 12ª URE, Eliane Dias, a proposta da formação é que todos os orientadores façam uma reflexão sobre a prática da educação nas escolas. “É muito importante conhecer o jovem que estuda na escola, saber da relação dele com a família e com a comunidade em que ele está inserido, além de debater com os coordenadores sobre a valorização do trabalho desenvolvido nas escolas”, disse Eliane Dias.
A formação não se restringe aos coordenadores das unidades de ensino. Ao retornarem para as escolas, eles darão início à formação com os professores do Ensino Médio cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A estimativa é que 150 professores da Rede Estadual de Ensino Médio cadastrados na Simec participem da formação continuada nos municípios.
Com informações de Tácio Fonseca
Nenhum comentário
Postar um comentário