Breaking News

COMUNICADO DA ALCOA - EM DECISÃO AO MPF (MATÉRIA EXIBIDA 25.03.15)

Atualizado: 26.03.2015 - Alcoa

Comunicado, 

A Alcoa da seu parecer da seguinte forma:

A Alcoa  já recebeu a recomendação dos Ministérios Públicos Federal e do Estado do Pará para a criação de uma fundação de direito privado para gestão da indenização objeto do estudo perdas e danos referente à implantação da unidade de mineração de bauxita em Juruti (PA). A companhia continuará mantendo sua disposição para o diálogo com a comunidade e as autoridades competentes.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MP recomenda criação de fundação para administrar compensações da Alcoa em Juruti

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado do Pará recomendaram a criação de uma fundação de direito privado para que os moradores de Juruti Velho, antiga Vila Muirapinima, localidade do município de Juruti, na divisa do Pará com o Amazonas, recebam as compensações pelos impactos da mineração de bauxita.

A mineradora americana Alcoa se instalou na região para extrair bauxita e, de acordo com um Estudo de Perdas e Danos (EPD), deve indenização em dinheiro à comunidade, além das compensações ambientais.

A indenização deve ser paga em breve e o valor ainda está sendo discutido. O montante, quando definido, será repassado aos moradores de 45 comunidades que vivem às margens do Lago Grande de Juruti e do Igarapé Balaio e são descendentes dos índios Munduruku que antigamente viviam na região.

Para os promotores de Justiça Raimundo Moraes e Lilian Braga e para a procuradora da República Fabiana Schneider, “a melhor opção para gerenciar recursos de interesse coletivo é a forma jurídica da fundação, entendida sinteticamente como um fundo destinado a um fim”.

O blog aguarda um retorno da Alcoa sobre a decisão do MPF.

A recomendação é para que a Alcoa e a Associação das Comunidades do Lago Juruti Velho (Acorjuve) constituam a fundação num prazo de 60 dias. A fundação terá objetivos já especificados na recomendação e poderá manter o capital principal – correspondente à indenização paga pela Alcoa – e utilizar os rendimentos para programas de interesse das comunidades impactadas pela mineração.

Veja a íntegra da recomendação
--------------------------------------------------------------------

Fonte: Alcoa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço