Breaking News

UFPA promove oficina para celíacos em Belém

Doença rara atinge entre 1% e 2% da população mundial. Portadores e familiares podem aprender a preparar alimentos sem glúten.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, está oferecendo tratamento nutricional e promovendo oficinas culinárias para portadores e cuidadores de pessoas portadoras de celíaca, doença ainda pouco conhecida caracterizada pela intolerância à digestão do glúten. Os atendimentos são realizados no Hospital Bettina Ferro de Souza, todas as sexta-feiras.

A doença atinge entre 1% e 2% da população mundial e provoca dificuldade do organismo na absorção de nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. O tratamento tem como base a dieta, em que não devem ser consumidos alimentos como trigo, centeio, cevada e aveia.

O programa de orientação alimentar para celíacos é uma iniciativa da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade. Duas oficinas serão ministradas em abril, a primeira será na próxima quarta-feira (1º), no Laboratório de Técnica Dietética da Fanut, na própria universidade.

“O projeto visa dar suporte necessário e autonomia alimentar, promovendo, assim, a saúde e uma melhor inserção social desse grupo que é crescente no atual cenário epidemiológico”, explica a professora e coordenadora Carolina Bezerra.

Para participar do projeto é necessário enviar um e-mail para cvb@ufpa.br com um número para contato, e a equipe irá se comunicar para fazer o cadastro. Não há limite de faixa etária para participar.

As oficinas para o ano de 2015 já estão agendadas para 1º de abril, 22 de abril, 20 de maio e 24 de junho, no primeiro semestre, e serão retomadas em 26 de agosto. Nos dias 23 de setembro, 25 de novembro e 16 de dezembro, estão agendadas novas atividades.

Serviço: Atendimento nutricional e oficina culinária para celíacos e cuidadores, todas as sextas-feiras, no Hospital Bettina Ferro, das 13h às 16h. As oficinas mensais ocorrem em datas pré-agendadas, às 14h, no Laboratório da Fanut. O cadastro é gratuito, e pode ser feito pelo e-mail cvb@ufpa.br

Fonte: Belém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço