Breaking News

“Aprender Mais” qualifica tutores para oficinas em 50 escolas da capital e interior do Estado


Para reduzir os índices de reprovação, retenção e evasão das escolas do Ensino Médio da rede estadual, a Secretaria de Educação (Seduc) vai levar oficinas de Língua Portuguesa e Matemática do projeto “Aprender Mais Ensino Médio” a 50 estabelecimentos de ensino da capital e do interior do Estado. Desde o último dia 26, já está em execução a primeira etapa do projeto, com a formação e orientação dos 180 licenciandos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que serão os tutores dos alunos nas escolas.

Segundo a técnica da Coordenação de Ensino Médio (Coem) da Seduc, Paula Dias, a formação visa apresentar o material que será trabalhado com os estudantes das escolas escolhidas pelo projeto. “Os alunos da Uepa serão os tutores dos adolescentes nas escolas e utilizarão a metodologia Entre Jovens, do Instituto Unibanco, que trabalha de forma diferenciada as competências e habilidades que não foram desenvolvidas no Ensino Fundamental”, disse ela.

Em 2015, as oficinas ocorrerão em 35 escolas de Belém e mais 15 instituições dos polos de Moju, São Miguel do Guamá, Igarapé-Açu, Altamira, Vigia, Conceição do Araguaia e Paragominas. Em todos os municípios escolhidos existem campus da Uepa, que garantem a participação de alunos das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no projeto.

As oficinas terão duração de quatro horas, divididas em dois dias semanais, e serão realizadas no contraturno das aulas. Serão direcionadas a alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio que apresentarem baixo desempenho, além de interesse e disponibilidade para participarem do projeto.

Todas as escolas selecionadas pelo projeto apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e um alto índice de reprovação. “Com essa metodologia, queremos superar esses indicadores, ter menos reprovação e evasão de alunos e ver os estudantes trabalhando em suas habilidades para que eles adquiram competência em Língua Portuguesa e Matemática e consigam concluir o Ensino Médio com êxito”, disse a técnica a Seduc.

A formação dos tutores da Uepa encerra nesta sexta-feira, 26, das 7h30 às 18h, no Centro de Ciências Sociais e da Educação da Universidade, com apresentação do projeto Aprender Mais Ensino Médio e dos materiais de Língua Portuguesa e Matemática, direcionado aos alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio.

Fonte: SEDUC

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço