Breaking News

Fuga de energia pode causar transtornos para o cliente


Você está acostumado a determinado consumo em sua conta de energia elétrica, mas de um mês para outro, mesmo mantendo os mesmos hábitos de consumo em casa ou na sua empresa, a sua conta demonstra um consumo muito maior. Cuidado, pode ser fuga da corrente elétrica.

Dentre os motivos mais comuns para a fuga de energia estão as instalações elétricas antigas, precárias, com emendas e com aterramento irregular. “Em geral, recomendamos que o cliente faça uma revisão das suas instalações elétricas a cada cinco anos, mas isso pode variar de acordo com o material que ele usou. Se for de boa qualidade, vai durar mais tempo e, provavelmente não haverá fuga de energia”, destaca River Gomes, executivo da Gerência de Recuperação de Energia da Celpa.

Para saber se há fuga de energia na casa, o cliente deve analisar o consumo registrado em suas contas mensais. Se houver uma diferença muito grande e súbita, sem que tenha acontecido uma mudança na rotina de consumo, como a compra de um equipamento ou de algo que exija um consumo maior, então é muito provável que haja algum problema nas instalações elétricas. Outra situação que pode acontecer é o consumo aumentar aos poucos todos os meses, mesmo sem que a família tenha uma justificativa para isso.

Gomes esclarece que as instalações internas são de responsabilidade do cliente, então após verificar com um eletricista particular que não existem problemas internos, o consumidor deve acionar a Celpa. “A equipe da Celpa irá ao local e verá se o problema é no medidor. Caso o problema seja esse, o equipamento será trocado sem ônus para o cliente”, informa.

O executivo alerta que é necessário cuidado, com algumas situações como a fuga em emendas na instalação. “Isso pode causar choque, com consequências graves e, dependendo da situação, pode até acontecer um incêndio”, comenta o executivo.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço