Breaking News

Segurança de alimentos


Segurança de alimentos é coisa séria! Todos nós, consumidores, temos a preocupação de verificar a data de validade e procedência dos alimentos que consumimos, afinal, ninguém quer ter um problema de saúde ocasionado por um produto estragado. Infelizmente, acompanhamos nos últimos dias as notícias sobre as fraudes nos grandes frigoríficos. E o País, além de passar por mais um momento crítico perante aos seus compradores estrangeiros, levou a população a pensar duas vezes antes de adquirir qualquer tipo de carne.  Por este motivo, a ABNT decidiu se posicionar e levar ao conhecimento de todos que possui diversas normas que garantem a segurança dos alimentos.

Elas abrangem todo o percurso dos alimentos, desde sua produção, até a hora em que ficam expostos em supermercados. São normas para Produtores, Transporte de gado vivo, Segurança de alimentos, Refrigeração para frigorifico, Transporte Refrigerado, Refrigeração para Supermercado, Expositores Refrigerador, Picador de carne entre outras.

A mais conhecida delas é a ABNT NBR ISO 22000:2006 -Sistemas de gestão da segurança de alimentos - Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos, que pertence à Comissão de Estudo Especial de Segurança de Alimentos (ABNT/CEE-104). Ela especifica requisitos para o sistema de gestão da segurança de alimentos, onde uma organização na cadeia produtiva de alimentos precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

ABNT/CEE-104 - A Comissão de Estudo Especial de Segurança de Alimentos (ABNT/CEE-104) se reúne constantemente para discutir sobre todos os temas citados acima. Hoje, acontecerá a reunião no escritório da ABNT, do Rio de Janeiro, com webconferência para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ - Departamento de Tecnologia de Alimentos - Instituto de Tecnologia), com o escritório da ABNT, de São Paulo e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa - Superintendência Federal da Agricultura no Paraná - SFA/PR), localizado em Curitiba.
A pauta da reunião discutirá sobre a definição do Programa de Trabalho da Comissão para 2017; definição de uma agenda para condução do Programa de Trabalho; apresentação de uma estratégia de comunicação para divulgação dos trabalhos; apresentação de uma estratégia para análise do projeto de norma ISO/DIS 22000 para posterior envio de comentários; continuação da análise da tradução da norma ISO/TS 22002-4 - Prerequisite programmes on food safety-- Part 4: Food packaging manufacturing; e apresentação da tradução da norma ISO 22006 - Quality management systems -- Guidelines for the application of ISO 9001:2008 to crop production, pelo grupo de trabalho (GT) da UFRRJ, além de outros assuntos.

Ressaltamos que a participação nos Comitês Brasileiros e Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Neste caso, para participar da ABNT/CEE-104 basta enviar um email para nathalia.feitosa@abnt.org.br.

Disseminação - Além de existir a preocupação em elaborar normas para esse setor, a ABNT também participa de Feiras relacionadas ao assunto, como a Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescados (Expomeat) e a Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne e do leite (Tecnocarne & Leite), para que seja disseminada a importância da normalização nessa área. Além de estar presente com estande, onde é possível que os participantes tirem dúvidas sobre as normas, também é distribuído Boletins, gibis e folders sobre capacitação e apresentado outros serviços como, certificação, participação nos Comitês Brasileiros e Associação.

Coleção de normas - Para empresas do ramo interessadas em adquirir todas as normas, a ABNT possui o ABNTColeção, serviço que possibilita a visualização, impressão e atualização de coleções de normas técnicas em formato digital, com recursos de gerenciamento, permitindo a pré-visualização das normas antes de serem incluídas na coleção contratada.

Os acessos são simultâneos, sem limite de usuários, visualização ilimitada e impressão restrita à franquia contratada. Esse serviço é composto pelas Normas Nacionais (NBR), Normas MERCOSUL (AMN) e Normas Internacionais (ISO), disponibilizadas dentro da coleção solicitada, sendo que a partir de cinco normas é possível assiná-lo.
Para conhecer mais sobre o serviço ABNTColeção, como vantagens e benefícios acesse www.abnt.org.br/colecao.

Para saber mais sobre as normas do setor, acesse nosso site www.abnt.org.br/catalogo.

Sobre a ABNT                                               
A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Fonte: ABNT

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço