Breaking News

Dia do Combate à Hipertensão Arterial

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, Nemer Luis Pichara, cardiologista da rede dr.consulta, explica um pouco mais sobre a doença e como tratá-la

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença caracterizada por altos e constantes sustentados níveis de pressão arterial. Está diretamente ligada a alterações de outros órgãos, como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos, que causam aumento do risco de complicações cardiovasculares.
Apesar de ser uma doença comum, possui baixas taxas de controle adequado na população brasileira e é considerada o principal fator de risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A chamada “pressão alta”, como é conhecida popularmente, está relacionada, dentre outros fatores, a idade, sexo, etnia e modo de vida.

Condições que aumentam o risco de hipertensão arterial

1.       Excesso de peso.
2.       Obesidade.
3.       Consumo excessivo de sal e álcool.
4.       Tabagismo.
5.       Sedentarismo.
6.       Abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares. Essa condição pode ser um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.
Diagnóstico e tratamento

Em geral esta doença não apresenta sintomas, sendo muitas vezes denominada como "inimigo silencioso”. O médico deve obter o quadro clínico completo do paciente, o histórico familiar e saber sobre a vulnerabilidade dos fatores de risco, além do estilo de vida, para dar um diagnóstico.
Caso o paciente tenha hipertensão arterial, deve fazer acompanhamento com o médico regularmente (pelo menos a cada seis meses) e manter a pressão arterial controlada, de acordo com cada paciente. Além do tratamento com remédio, é preciso também diminuir o peso, melhorar o padrão alimentar, reduzir o consumo de sódio (sal), bebidas alcoólicas e tabaco e fazer atividade física regularmente.
A hipertensão arterial é uma doença crônica e necessita de acompanhamento médico permanente. A rede de centros médicos dr.consulta possui cardiologistas altamente capacitados para identificar e prevenir casos, assim como orientar pacientes que têm a doença.

Dicas para minimizar os riscos de infarto ou AVC
  1. Melhorar a alimentação: uma dieta equilibrada pode ser a chave para uma boa saúde. A dica é consumir mais oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache), pois são ricas em gorduras boas, em especial o ômega 3, que diminuem as taxas de colesterol ruim.

  1. Dormir bem: repor as energias do dia com uma boa noite de sono é muito importante para a sua saúde.

  1. Pratique exercícios físicos regularmente: a atividade física diminui a obesidade, a hipertensão, as doenças cardiovasculares, o diabetes, além de proporcionar mais disposição e energia.
Estudos recentes comprovam que não é apenas a falta de atividade física que pode diminuir a expectativa de vida, mas também a quantidade de tempo gasto sentado. Quem trabalha sentado deve fazer alongamento e reposicionar o corpo frequentemente durante a jornada do trabalho.
  1. Cuide-se: alguns cuidados do dia a dia como controlar o peso corporal e a ansiedade, parar de fumar, cultivar bons amigos e outras atividades também podem ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares.

[+] informações sobre dr.consulta
dr.consulta é uma empresa de gestão de saúde que oferece consultas e exames de forma acessível para famílias sem acesso ao sistema de saúde. Médicos com boa formação, uma concepção de serviços centrada no paciente e o uso inteligente de tecnologia contribuem para uma experiência de atendimento de alta qualidade. Assim, o paciente economiza tempo e recursos e pode alcançar uma vida mais saudável. Fundada em 2011, a rede tem 31 unidades em operação (Sacomã, Jabaquara, São Bernardo do Campo, Nove de Julho, Tatuapé, Diadema, Santo André, Tucuruvi, República, Teodoro Sampaio, Santana, Itaquera, Itaim, Brigadeiro, SP Market, Largo Treze, Barra Funda, Capão Redondo, Brás, Osasco, Penha, Santa Cruz, Centro de Diagnóstico Santa Cruz, Guarulhos, Lapa, Consolação, Mauá, Taboão da Serra, Paraíso, Luz e Butantã), nas quais é possível agendar com rapidez exames de laboratório ou imagem e consultas em mais de 40 especialidades, como ginecologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e otorrinolaringologia. O dr.consulta é uma prova de que serviços médicos de qualidade podem estar ao alcance de todos, desafiando a ideia de que a saúde qualificada é algo caro ou inatingível.           
Pelo pioneirismo e pela qualidade de atendimento, o dr.consulta é parte do Projeto Visão de Sucesso – iniciativa da Endeavor que fomenta o empreendedorismo de impacto social. Também recebeu o prêmio Trip Transformadores 2015 pelo trabalho de promover o avanço coletivo e foi reconhecido na categoria Empreendedorismo da premiação “Excelência da Saúde” da revista Healthcare Management no mesmo ano. Completam a lista de reconhecimento da rede o Prêmio Lide de Empreendedorismo 2015, o Men of the Year da revista GQ Brasil e empresa de Maior Impacto Social no Latam Founders Awards 2016.
Mais informações: www.drconsulta.com
Fonte: André Oliveira, Ana Paula Rubio

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço