Breaking News

Macaxeira é produzida de forma inédita em várzea de Santarém


No primeiro ano do projeto, a produtividade do tubérculo alcançou 70 toneladas por hectare plantado por área. Em Santarém a maior produtividade já alcançada em terra firme com o mesmo produto foi de 18 toneladas.
Santarém - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Santarém, oeste do estado, começa o trabalho de validação dos dados técnicos alcançados na Unidade de Observação da produção de macaxeira amarela em várzea. A experiência, inédita no Pará, ocorrida no Projeto de Assentamento Ituqui, às margens do Rio Ituqui, que começou em 2011, demonstrou a alta potencialidade do solo de várzea.

No primeiro ano do projeto, a produtividade do tubérculo alcançou 70 toneladas por hectare plantado por área. Em Santarém a maior produtividade já alcançada em terra firme com o mesmo produto foi de 18 toneladas. A equipe técnica do projeto atribui a alta produtividade ao fenômeno da maré, que na região é semestral. “Toda a fertilização que é trazida pelas águas durante os seis meses de cheia é deixada no solo durante a vazante, tornando-o riquíssimo em nutrientes”, disse Guilherme Saldanha, engenheiro agrônomo da Emater.

Leia também:


O trabalho tem por finalidade multiplicar material para fins de propagação para atender agricultores familiares no município, visto que a macaxeira amarela é rica em betacaroteno, um pigmento antioxidante natural, uma das formas de se obter a vitamina C, ideal para a pele. Devido à riqueza de nutrientes apresentados no solo não foi utilizado no plantio defensivo ou fertilizante, o que caracteriza a produção como orgânica.

Em Santarém, existem pelo menos 20 mil hectares de área plantada com o tubérculo. A grande maioria da produção está concentrada na mão de agricultores familiares, público atendido pela Emater. A cultura oferece pelo menos 12 mil empregos diretos e indiretos. Em Santarém também está concentrada a maior produção de farinha de tapioca do Pará. Para este ano a Emater espera uma produção, só da agricultura familiar, de 40,5 mil toneladas de raiz de mandioca, o que equivale a 12 toneladas de farinha de mandioca.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço