Agentes Comunitários de Saúde ameaçam paralisar atividades
Eles cobram aumento de salários e pagamento das férias dos anos de 2011 e 2012.
Os funcionários reivindicam reajuste de salários
Santarém - Cerca de 410 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que trabalham na zona rural e na zona urbana do município de Santarém, oeste do Pará, reuniram na tarde de segunda-feira (25), com o prefeito Alexandre Von e o secretário municipal de saúde para cobrar aumento de salários e pagamento das férias dos anos de 2011 e 2012.
Os funcionários ameaçam paralisar as atividades, caso as reivindicações não alcancem um acordo com o governo.
Durante a reunião a principal reivindicação foi em relação ao pagamento do piso nacional dos ACS que deveria ser de dois salários mínimos. O novo piso foi regulamentado através do Projeto de Emenda a Constituição 323/2009, mas segundo os agentes de Santarém, estão recebendo apenas o salário mínimo. Eles argumentam que a maioria trabalha no interior e tem custos com pagamento de passagens e material de trabalho.
O prefeito e suas equipes de saúde e do setor financeiro definiram uma nova data para negociações. A reunião está marcada para o dia 15 de abril.
“Quando se trata de ACS, que são os que estão na ponta identificando os problemas na casa do cidadão, os problemas de saúde que podem permitir que a gente evite doenças, eu considero que toda atenção seja dada, no sentido de reconhecer a importância dessa categoria profissional”, enfatiza o prefeito Alexandre Von.
Nenhum comentário
Postar um comentário