Breaking News

R7 Testou: Toughbook CF-19 da Panasonic


"Highlander dos notebooks" passou por uma bateria de testes

Não é um notebook fashion, mas a resistência do CF-19 impressiona
Nesta semana recebemos para testes um tipo diferente de notebook: o Toughbook CF-19 da Panasonic. O portátil foi construído para resistir a ambientes agressivos e missões críticas. 

O Toughbook CF-19 é , literalmente, um notebook que você pode até levar para a guerra. O aparelho da Panasonic não chega a ser o favorito das forças armadas, mas a história deste tipo de computador robusto, feito para situações hostis, teve seu início durante um conflito histórico: a Guerra do Golfo.



Na época, a Panasonic fornecia componentes para as máquinas que o governo dos Estados Unidos fornecia para seus militares. Visando atender as necessidades de quem estava em campo surgiram os notebooks robustecidos. De lá para cá, o mundo mudou e os notebooks da empresa japonesa continuam resistindo as pancadas, quedas, chuva, sol e nas mãos de bombeiros, agricultores, mineiros, policiais e outros profissionais.

Torturamos um pouquinho o CF-19 e... Nada aconteceu com ele. A redação do R7 passa longe de um ambiente agressivo ou uma missão crítica (apesar da correria e estresse cotidiano), mesmo assim, o computador surpreende por sua durabilidade.

Características físicas

Parecido com uma maleta de policial do futuro (quem assistiu o seriado Cybercops sabe do eu estou falando), o corpo do CF-19 foi feito para resistir a quedas, em qualquer ângulo, de até 1,80m fechado e até 90 cm aberto.

Neste sentido, uma das coisas mais legais do Toughbook é que sua bateria e disco rígido são facilmente retirados. Este último, inclusive, conta com uma série de amortecedores e conta com um sensor de temperatura – que ativa um aquecedor para que o disco mecânico não pare de funcionar em lugares gelados.

Construído com uma liga de magnésio, o computador aguenta pisões, chutes e claro as quedas. Tudo isso sem que o equipamento sinta o golpe. A bateria dura até seis horas de uso constante (e até dez horas em menor frequência).

A tela do aparelho também chama a atenção: é sensível ao toque e resistiva. O equipamento também conta com uma caneta stylus para seu manuzeio. Além disso, o display pode ser girado para transformar a maleta em uma espécie (estranha) de tablet.
Contra poeira, água e calor

O notebook possui proteções em todas as suas saídas. Isso evita que o aparelho seja danificado por sujeira, terra, lama, pó e outros tipos de imundices que seriam o fim da linha ou diminuir bastante a vida útil de um notebook normal.

A ideia é que num deserto ou numa mina de carvão não haja tempo ruim para quem tem um Toughbook. Por falar em variações climáticas, é possível deixá-lo por 30 minutos num freezer e depois coloca-lo em um forno de até 19 °C que não há problema (no computador).



Sem o casco

Debaixo da armadura de liga de magnésio, o Toughbook mostra uma configuração não tão poderosa. A versão testada pelo R7 tem um processador core i5 da Intel de 3.3Ghz, GB e 500 GB de memória em disco rígido e está equipado com o Windows 7.

Cá para nós, parece uma configuração justa para que um policial ou bombeiro não tenha problemas ao atender uma ocorrência. Vale lembrar que há configurações mais potentes de acordo com as necessidades do consumidor – incluindo recursos mais avançados como USB 3.0, conexão Bluetooth 4.0, GPS e 3G de alta velocidade.

De acordo com o engenheiro de campo para América Latina da Panasonic, Eduardo Sassaki, os equipamentos devem receber o Windows 8 e conectividade 4G nos próximos modelos.

Para que serve?

A não ser que você tenha filhos extremamente travessos, viva em uma geleira ou perto de um vulcão, o Toughbook não tem grandes diferenciais quando comparado um notebook para uso pessoal. Porém, nos ambientes extremos é que o notebook parrudo se destaca.

— O Toughbook não é inquebrável, mas nas condições suportadas [pelo Toughbook] um computador normal já teria quebrado, resume Sassaki.

Levando em conta esses pontos, o Toughbook não deixa de ser impressionante (apesar de pouco útil) para os usuários comuns. Ou será que ele é uma boa opção também para usuários caseiros?

De acordo com executivo da Panasonic, a demanda por computadores como CF-19 é grande, principalmente nos Estados Unidos. O motivo é o custo benefício: o notebook oferece garantia de três anos de uso e aguenta cinco a seis anos de uso constante funcionando bem.

— Não é um computador fashion, não é um iPhone de maneira alguma. Porém, o Toughbook dura cinco ou seis anos funcionando bem.

O preço do Toughbook CF-19 varia de R$ 13 mil a R$ 18 mil. Veja o resultado de uma bateria de testes que fizemos com o modelo!



Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço