Breaking News

PREFEITURA RATIFICA COMPROMISSOS SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO



A prefeita em exercício de Santarém, Maria José Maia, participou nesta quinta-feira, 21, no auditório da UFOPA, dos debates em torno da Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são um conjunto de oito metas – estabelecidas pela Declaração do Milênio – para reduzir as desigualdades e melhorar indicadores socioeconômicos até 2015. A Secretaria Geral da Presidência da República – que coordena os ODM – incentiva a mobilização em torno da criação de núcleos e comitês nos Estados e, principalmente, nos Municípios.

Acabar com a fome e a miséria, promover uma educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combate à AIDS, malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todos trabalhando pelo desenvolvimento são os oito objetivos – metas em que se baseiam os ODM.

Maria José Maia reitera que o Município está comprometido em reduzir os indicadores apontados. A prefeita em exercício lembra que o governo está construindo, em parceria com a população, uma agenda de compromissos, que tem por base as metas elencadas.

“Estamos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, através de nossa agenda de compromissos, que está sendo construída durante nossas visitas às comunidades rurais e, posteriormente, aos bairros da zona urbana, ouvindo as necessidades da população. A agenda da Prefeitura está associada em reduzir as disparidades dos indicadores apresentados, relacionando nosso desejo e a vontade da população em estar inserida para atingirmos as metas”, explica Maria José Maia.

Para que as conquistas em relação aos ODM alcancem todos os brasileiros é necessário fazer chegar aos Municípios os resultados globais alcançados em nível nacional. O coordenador de Projetos Especiais da Secretaria Geral da Presidência da República, Olavo José Perondi, citou experiências inovadoras e vitoriosas de Municípios que conseguiram reduzir os impactos dos indicadores. Segundo Perondi, os Municípios têm papel fundamental para o cumprimento dos ODM, pois respondem pela gestão de políticas e detêm vantagens em relação às demais esferas de governo no que diz respeito à adoção de uma agenda de desenvolvimento.

Legenda: Coordenador de Projetos da Presidência da República, Olavo Perondi, fala sobre os desafios dos Municípios. Foto-William Santos. CCOM


Fonte: Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço