Breaking News

Ciop e Samu unificam atendimento para evitar duplas chamadas


Serviço vai evitar envio de duas equipes para mesmo local
Ainda há a possibilidade de que os atendimentos de ocorrências de trânsito sejam englobados ao serviço.
Santarém - O Centro Integrado de Operações (Ciop) está implementando um novo serviço com a integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para aperfeiçoar o trabalho que já é realizado a população. A integração visa reduzir o número de chamadas para os dois órgãos de atendimento, evitando que a equipe de ambos sejam encaminhados ao mesmo tempo para o mesmo local.

A medida é uma nova política de segurança pública que também integra o Corpo de Bombeiros e consiste em oferecer um serviço com mais agilidade à população.
“A gente tenta evitar de algumas formas ligando para o 190 do nosso celular para saber se a polícia já se encontrava no local, ligando para os Bombeiros para ver se eles receberam o mesmo chamado, se deslocaram ou não para a gente não sobrepor. Mas, você sabe o problema que a gente tem de telefonia em Santarém”, afirma a coordenadora do Samu em Santarém, Rodenilda Barroso.

Os serviços, atualmente, funcionam com as chamadas geradas para o Ciop, por meio do telefone 190, Corpo de Bombeiros, com o 193, e Samu, com o 192. As chamadas devem continuar para esses mesmos números. Os sistemas dessas três instituições é que a partir de agora serão integrados.

“Para a soma de esforços para atender as pessoas. Existirá o 190, existirá o 192 e o 193, tanto elas com as suas respectivas responsabilidades. Só que tentaremos otimizar o atendimento para diminuir o tempo resposta e melhorar para que não haja a duplicidade de atendimento”, informou o comandante do Ciop em Santarém, major Valério Ferreira.

Outra proposta para agilizar o atendimento é a integração dos trabalhos com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), na qual um integrante da secretaria deve trabalhar dentro da estrutura de atendimento do Ciop para o atendimento de ocorrências de acidente de trânsito pelo Boat. Porém, esta novidade ainda está sendo planejada.

Redação Notapajos com informações de Márcia Andrade

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço