Breaking News

Conselheiro tutelar é suspenso por suspeita de abuso sexual em Tucuruí


Suspeito teria abusado de jovem alegando que faria exame ginecológico. Caso foi denunciado ao Ministério Público por funcionárias do Conselho.

Um conselheiro tutelar de Tucuruí, sudeste paraense, teve o mandato suspenso na última sexta-feira (22) por suspeita de abuso sexual. O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público do Estado (MPE) depois de receber denúncias de que o conselheiro teria abusado de uma adolescente dentro do próprio gabinete. A decisão foi assinada pela juíza Rosa Maria Moreira da Fonseca.

Segundo a ação da promotora de justiça Francisca Suênia Fernandes de Sá, o caso de abuso sexual foi investigado durante um procedimento preliminar do MPE, gerado a partir de denúncias de algumas funcionárias do Conselho Tutelar de Tucuruí.

De acordo com o MPE, a adolescente teria fugido de casa com o namorado, mas depois decidiu retornar ao convívio familiar. Acompanhada pela mãe, a jovem foi até o Conselho Tutelar para informar que retornaria à casa da família. Segundo as informações do MPE, durante a reunião o conselheiro pediu para ficar à sós com a adolescente. A mãe saiu da sala, e, alegando que precisava fazer um exame ginecológico, o conselheiro teria cometido a violência sexual.

Na ação, a promotora Francisca de Sá relata que a adolescente saiu do gabinete chorando e perguntando se "era certo um conselheiro fazer exame dentro da sala dele". Em audiência na promotoria de Tucuruí, a jovem confirmou as informações denunciadas pelas funcionárias do Conselho Tutelar, e contou detalhes do crime.

Além de ser afastado do cargo, o conselheiro também teve a remuneração suspensa. Outra pessoa deve ser nomeada para ocupar a vaga de conselheiro tutelar. O caso será encaminhado à Secretaria de Política e Assistência Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo o MPE, a polícia do município será notificada sobre o caso para dar andamento às investiçações de abuso sexual.

A Delegacia de Tucuruí informou que ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre o crime.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço