Breaking News

Apple registra patente de sistema de realidade aumentada para objetos reais



A Apple recebeu do U.S. Patent and Trademark Office (USPTO) o registro de patente de um sistema de realidade aumentada capaz de capturar vídeos ao vivo de um objeto real para exibir em um dispositivo portátil. Então, a tecnologia sobrepõe as informações sobre aquele objeto no dispositivo.

Um exemplo do funcionamento dos chamados "monitores interativos e sincronizados de realidade aumentada para dispositivos multifuncionais" pode ser a ação de um usuário ao apontar a câmera de um dispositivo móvel para uma placa de circuito de computador. O vídeo ao vivo iria exibir imagens da placa sobreposta com as anotações que descrevem suas diversas partes. Essas anotações podem incluir informações de um banco de dados local ou de rede, uma biblioteca online, ou um site.

O sistema de som descrito na patente se assemelha ao do Google Glass, mas o display de realidade aumentada da Apple seria interativo. O usuário poderia criar suas próprias anotações escrevendo ou desenhando em seu dispositivo portátil. Ele poderia até mesmo compartilhar as anotações com outras pessoas, como uma forma virtual de colaborar com o mesmo tipo de informação.



O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

A tecnologia também é capaz de dividir a tela do dispositivo portátil, exibindo o vídeo ao vivo e as informações de um lado, e imagens geradas por computador e mais informações do outro. A tela também pode ser compartilhada com outra pessoa. Esta função pode ser útil no caso de o usuário estar instruindo outra pessoa, ou apontando áreas de interesse em um local público.

Apesar de a tecnologia parecer adequada para um smartphone, que pode ser utilizado enquanto o usuário se movimenta, a patente também menciona outros dispositivos potencialmente capazes de suportar a realidade aumentada, como tablets, PCs, consoles de videogame e players de mídia. Vale lembrar que a concessão da patente para a Apple não significa necessariamente que a invenção sairá do papel. 

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço