Breaking News

Má postura pode causar diversos problemas de saúde. Veja quais são eles


Saúde

Hoje em dia, muitas pessoas passam a maior parte do tempo sentado ou em pé. De acordo com o professor de anatomia, Robert McCoy, da Escola Britânica de Osteopatia, os músculos da coluna e do abdomen começam a fadigar após 10 minutos em uma mesma posição. Além do desconforto e das tensões musculares, a má postura também pode levar ao aumento da pressão arterial, dores de cabeça, entre outros problemas de saúde.

Aumento da pressão arterial: Em um estudo publicado em 2007, os neurocientistas da Universidade de Leeds descobriram que quando as células dos músculos do pescoço se movem, automaticamente, eles enviam um sinal ao cérebro. Isso ajuda a garantir o fornecimento de sangue que é mandado aos músculos quando trocamos de posição. No entanto, essas células podem se danificar com a má postura provocando um aumento da pressão arterial.

Logo abaixo algumas posturas incorretas:


Incontinência urinária: Algumas mulheres sofrem de incontinência urinária — doença em que não há um possível controle sobre a urina que sai da uretra (canal que leva o líquido da bexiga para fora do corpo). Segundo o estudo, tal doença pode ser desencadeada também pela  má postura da pessoa. Estudos realizados pela fisioterapeuta Ruth Sapsford, da Universidade Queensland, mostraram que mulheres com problemas na bexiga já sofreram de prolapso (quando os órgãos pélvicos ficam fora de posição)
— Se você senta em uma posição errada e totalmente desconfortável, com o tempo, o assoalho pélvico irá enfraquecer, trazendo esses problemas no futuro’. 



Tristeza: Um estudo realizado em 110 alunos na Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, descobriu que aqueles com má postura sentiam-se mais tristes, deprimidos e com baixa energia. O professor de educação da saúde, Erik Peper, explica que ao se levantar e ao se sentar, a pessoa deve inclinar os ombros para trás. Tal movimento envia uma mensagem ao cérebro alertando que a atitude faz o indivíduo se sentir melhor. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa.



Azia: Outra consequência que a má postura pode trazer é a azia — sensação dolorosa de queimação abaixo ou atrás do esterno (osso do peito). Às vezes, ela pode irradiar para o pescoço ou garganta. Isso acontece porque, quando o indivíduo encontra-se em má posição, o músculo do esfíncter, que geralmente evita que o ácido faça movimentos de vai e volta, para de funcionar de forma eficiente.


Problemas respiratórios: De acordo com o professor Stephen Spiro, da Fundação Britânica do Pulmão, muitas pessoas costumam se sentar para obter uma respiração mais profunda, pois esse movimento se torna melhor quando se está na vertical. Quando o indivíduo se curva exageradamente, os pulmões ficam compactados e não recebem a ventilação necessária. Isso pode causar problemas respiratórios específicos para qualquer pessoa com asma ou outra doença pulmonar.


Dores de cabeça: Um problema muito comum e que quase todas as pessoas sofrem é a dor de cabeça. O osteopata Robert McCoy explica que a tensão nos músculos na base do crânio, causada pela má postura, pode comprimir o nervo trigeminal, causando dor de cabeça cervicogênica. 

— Ela tende a ser caracterizada por uma dor que se inicia na parte de trás da cabeça e vai até acima da testa. Para tratar, analgésicos e massagem ajudam a aliviar a tensão no músculo.


Inchaço da barriga: Algumas pessoas sofrem da síndrome do intestino irritável, ou seja, elas se sentem inchadas após se alimentar. O gastroenterologista Michael Mendall do Hospital da Universidade Croydon explica que a má postura faz com que o abdome fique esmagado causando desconforto após uma refeição.


Fonte: R7/Saúde







Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço