Saúde Bucal 4ª Parte - Você sabe para que servem as amígdalas?
Esquecida por alguns e inimigas de muitos, há quem acredite que as amígdalas não servem para nada. Pelo contrário. Elas têm uma função muito importante durante a infância: proteger o organismo contra bactérias, fungos e outros elementos que podem afetar a saúde. Por causa da localização entre a boca, o nariz e a garganta, as amígdalas funcionam como uma verdadeira barreira protetora que acaba filtrando os micro-organismos que vem com o ar e pelos alimentos.
Segundo o otorrinolaringologista Gabriel Kuhl, mesmo que as amígdalas sejam essenciais na infância para a criação de anticorpos, em algumas situações, é recomendável que sejam removidas. Geralmente é quando a criança tem as amígdalas muito grandes, tanto que acabam obstruindo a respiração, atrapalhando o sono e causando a apneia. Também há casos em que a criança tem dificuldade de se alimentar devido à dor, ocasionando a perda de peso.
Já na fase adulta, as amígdalas perdem parcialmente as suas funções, pois outras partes do corpo passam a realizar tais atividades de proteção do organismo. Kuhl afirma que elas tendem, inclusive, a atrofiar. “Para os adultos é recomendável a remoção quando há repetições de casos de inflamação nas amígdalas de três a quatro vezes por ano”, explica Kuhl. Isso porque as frequentes inflamações podem fazer a pessoa ter febre, ficar acamada, não se alimentar direito e ter de se afastar de suas atividades cotidianas, como trabalho e escola. Kuhl ressalta que a retirada das amígdalas pode ser recomendada quando há a suspeita de tumor na região.
A recuperação da cirurgia de retirada das amígdalas dura de sete a dez dias, sem realização de atividades físicas, com a ingestão de analgésicos e líquidos frios. Alimentos quentes podem começar a ser introduzidos somente depois do terceiro dia.
Fonte: Saúde Bucal
Nenhum comentário
Postar um comentário