Breaking News

TV Tapajós inaugura sinal digital em Santarém

Sinal digital foi lançado oficialmente nesta 
quinta-feira, 6. (Foto: Zé Rodrigues/TV Tapajós)
STC é pioneiro na transmissão no oeste do Pará.  Também serão contempladas as cidades de Mojuí dos Campos e Belterra.

A TV Tapajós, afiliada à Rede Globo inaugurou nesta quinta-feira (6) o sinal de TV digital em Santarém, oeste do Pará. Com isso, todos os programas da emissora passam a ser exibidos em HD, high definition, em português, alta definição.

A emissora é a primeira a transmitir em sinal digital na região. Além de Santarém, serão contempladas com o sinal nesta primeira fase as cidades de Mojuí dos Campos e Belterra. Para a segunda etapa, está prevista a expansão do sinal para mais nove municípios da região. Segundo o gerente de engenharia do Sistema Tapajós de Comunicação, Carlos Mesquita, em uma teste de cobertura foi constatada a recepção de sinal digital também em Alenquer. "Nosso foco é trabalhar na cobertura em outros municípios, certamente até o final do ano".

Ao sintonizar o canal 22 HD, o telespectador recebe a programação com mais qualidade na imagem e no som. Para isso, foi realizado um alto investimento onde a emissora passou por mudanças estruturais, com aquisição de equipamentos de alta tecnologia como transmissor, antena e outros equipamentos importados do Canadá.

O sinal será disponibilizado ao telespectador com uma resolução de 1920 x 1080. A definição de imagens é mensurada no televisor em razão da quantidade de linhas e colunas que formam a imagem, maior resolução do sinal a ser recebido. A quantidade de linhas encontradas nos aparelhos com sinal digital vai de 720 a 1.080. No sistema analógico, a imagem é formada, no máximo, por 486 linhas.

Para a diretora executiva do STC, Vânia Pereira Maia, a inauguração do canal digital representa uma nova era. "É um marco para a televisão paraense. A chegada da TV digital em Santarém, interior da Amazônia, é o início de uma nova era. É um simbolismo de que o futuro chegou", destaca.

Próximo passo

Segundo a diretora do STC, o próximo passo é incluir a programação local no sistema digital. "O próximo passo é fazer com que o jornalismo também entre na era digital, então a partir deste ano nós pretendemos concluir todo o projeto digital no nosso jornalismo, além de  implantar o projeto 50 K da TV Globo", completa Vânia. O projeto 50 K da TV Globo consiste em contemplar cidades que possuem a população a partir de 50 mil habitantes, tendo em base o último censo demográfico do IBGE.

Acesso móvel

Com os novos recursos, a programação da Rede Globo poderá ser assistida também em celulares, computadores e TVs portáteis: isso tudo sem ruído ou interferências, mesmo em movimento.

Sintonizando a TV

Para sintonizar o sinal digital da TV Tapajós, o telespectador deve acessar o menu da sua televisão e procurar a opção de busca automática. Após o aparelho realizar a busca, ele deve encontrar o canal 22. É necessário que o  aparelho de TV disponha de um conversor digital embutido ou externo ou uma antena UHF bem posicionada. A escolha e a instalação da antena UHF são muito importantes para a recepção do sinal digital.

A solenidade que vai marcar o início da transmissão em HD, no canal 22, será realizada nesta quinta-feira, por volta de meio dia, na sede da emissora em Santarém, com transmissão ao vivo durante o Jornal Tapajós 1ª edição, e a participação da diretoria da emissora e de autoridades do município e do Estado. Ainda na noite de quinta, será realizado um coquetel de lançamento da nova tecnologia para o mercado, no salão de eventos do Centro Recreativo, com a presença de profissionais da Rede Globo, empresários e parceiros comerciais.

A TV Tapajós tem o maior alcance da região oeste do Pará, com cobertura em 12 municípios, sendo a única geradora.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço