Breaking News

Guardas municipais de Juruti cobram fardas e pagamento de horas extras

Sindicato diz que eles não tiveram treinamento e fazem qualquer atividade. Uniformes deixaram de ser fornecidos há quase dois anos, diz presidente.

Os guardas municipais de Juruti, no oeste do Pará, reclamam que não têm condições para desempenharem a função. Segundo eles, a guarda foi instituída em 2011 e os profissionais não tiveram treinamento adequado para começarem a atuar. As principais demandas, segundo eles, são de uniformes novos e pagamento de horas extras. Além disso, eles reclamam que exercem funções que não são de suas obrigações.

Segundo o Sindicato dos Guardas Municipais de Juruti, ao todo existem 214 profissionais atuando em escolas, postos de saúde, porto de desembarque, feiras, secretarias municipais, Prefeitura e demais órgãos públicos municipais.

De acordo com o presidente da entidade que representa a categoria no município, Arierlisson Figueira Soares, em alguns lugares, os guardas fazem serviços que não são obrigações desses profissionais.

“Se o guarda fosse treinado, preparado para exercer a função dele, ele saberia exatamente qual a função dele. No momento em que o guarda recebe uma ordem para ir para um colégio, um posto de saúde, ele simplesmente não sabe qual o papel dele. Ele vai pra lá e faz aquilo que determinam. Segundos e terceiros vão dando ordens e eles vão cumprindo”, enfatizou.

Segundo Arierlisson, há dezenas de guardas municipais que não receberam horas extras por trabalharem em eventos e outras ocasiões. São 42 guardas que não receberam horas extras referentes a novembro e dezembro de 2012, e 38 guardas que não receberam a remuneração extra por serviços desempenhados entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. “Eles trabalharam porque estavam precisando e querem receber. Nos meses de novembro e dezembro de 2012, segundo a gestão atual, é dívida do governo anterior. Mas, também temos uma demanda dos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 que já é do atual governo que não foi paga até hoje e que já fez ano. [...] Temos três requerimentos cobrando uma conversa com o atual prefeito e assessoria jurídica para solucionar essas situações e até hoje não obtivemos resposta”, afirmou.

O presidente da entidade explica que até mesmo o fardamento deixou de ser fornecido há um ano e oito meses. “Nossos guardas estão trabalhando com uniformes totalmente danificados. Há uniformes que já estão rasgando devido ao uso continuo”, afirmou.

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Juruti, que em nota esclareceu que os uniformes estão sendo providenciados pela atual administração, como forma de corrigir uma defasagem de anos anteriores. Os novos uniformes devem ser entregues no final do mês de março. Sobre o treinamento dos guardas, a a nota informou que assim como em anos anteriores, já está  sendo articulado um contrato com um órgão especialista. Em relação às horas extras de 2012 e 2013 a Prefeitura reconheceu a existência de várias dívidas e garantiu que os pagamentos já estão no planejamento de acordo com a disponibilidade financeira do governo.

Fonte: Juruti

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço