Breaking News

Santarém tem projetos cadastrados no Ministério do Turismo

Cadastro foi realizado por meio do Setor de Projetos da SEMDE
Cadastro foi realizado nos dias 14 e 15 desse mês, por meio do Setor de Projetos da SEMDE.

Dois projetos de relevância turística para Santarém foram cadastrados junto ao Ministério do Turismo. O cadastro foi realizado nos dias 14 e 15 desse mês, por meio do Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE) através do Sistema Nacional de Convênios (SINCONV).

Segundo o titular da SEMDE, Valdir Matias Jr., os projetos foram definidos de acordo com o edital disponibilizado pelo Ministério do Turismo e em reuniões com as secretarias municipais que executaram os projetos, Turismo (SEMTUR) e Cultura (SEMC).

PROJETOS

Implantação do Sistema de Sinalização e Orientação Turística no município de Santarém – Projeto de responsabilidade da SEMTUR – A inexistência de sinalização turística impacta negativamente no turismo do município. Segundo pesquisa da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) Santarém recebe 23% do fluxo total de turistas com padrão de exigência elevado, especialmente no período de férias e da festa do Çairé.

Produção da Aldeia Cultural Alter do Som no Çairé 2014 – Projeto de responsabilidade da SEMC – um espaço único estruturado com palco, som, iluminação, etc. Um atrativo para fortificar a cultura amazônida.

Matias Jr. informou que Santarém apresenta um crescimento constante e a gestão municipal aguardar o resultado da analise do Ministério do Turismo, uma vez que os projetos vêem somar para o desenvolvimento turístico do município.

TERMO DE REFERENCIA SERÁ MONTADO PARA LICITAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA ELABORAÇÃO DO PCCR DA SAÚDE

A Comissão Municipal de Elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da Área da Saúde (PCCR) esteve, nesta terça-feira (25), reunida na sede da secretaria municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE). Em debate os membros definiram a elaboração de um Termo de Referencia para licitação, como explica o titular da SEMDE, Valdir Matias Jr.

“Foi definida a montagem de um Termo de Referencia para fazer licitação na contratação de uma empresa especializada para a elaboração do PCCR, a qual receberá o apoio da comissão, bem como o acompanhamento no passo a passo do projeto, para que ele seja justo e adequado, e realmente possa incentivar os servidores da saúde no município de Santarém”.

Participaram da reunião: Valdir Matias Azevedo Marques Júnior e José de Lima Pereira (SEMDE); Ana Rita Lopes de Macêdo e Lorena Thaís Rego Nogueira (SEMAD); Olney Vasconcelos da Costa (SINTESP); Manoel Evaldo Ferreira da Silva (SINDSAÚDE Municipal); Marcela Pinheiro Brasil e Clarice Lacerda (SENPA).

PAA FAZ RECEPÇÃO DE ALIMENTOS

O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos fez nesta terça-feira (25) a recepção de alimentos. Na APRUSAN, técnicos do PAA e representantes do CONSAN – Conselho de Segurança Alimentar receberam os alimentos produzidos pela agricultura familiar local. Foram avaliadas e pesadas 10 toneladas de produtos que serão destinados ao consumo interno das instituições SEARA, Albergue e Asilo. A outra parte dos alimentos será entregue a famílias cadastradas junto a Associação de Moradores do Bairro Elcione Barbalho.

A entrega neste bairro será feita amanhã, quarta-feira (26), a partir das 8h, na Associação de Moradores, localizada na Trav. “E”, entre Ruas 09 e 10.

O PAA fortalece a agricultura familiar ao mesmo tempo em que atende a famílias em situação de vulnerabilidade alimentar. Os alimentos são adquiridos diretamente do produtor rural, a preço de mercado, eliminando a figura do atravessador, e em seguida distribuído a entidades sócio-assistenciais que atendem a famílias carentes.

NÚMEROS INDICAM AVANÇO NO RENDIMENTO ESCOLAR EM SANTARÉM

Números divulgados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) referente ao ano de 2013 mostram um avanço no rendimento escolar em relação a 2012. Os dados revelam que o índice de aprovação alcançou 93,0%, contra 91,2% em 2012. Já o de reprovação caiu para 6,3% contra os 8% do ano anterior. O abandono escolar também foi menor em 2013, 0,7% contra 0,8% em 2012. Hoje, a rede municipal conta com 57.349 alunos em 391 escolas.

Para a secretaria de educação do município, Irene Escher, os números são resultados da integração entre gestores, educadores, alunos e comunidade. “O governo trabalha com a qualificação e formação dos diretores e professores, além da mobilização da comunidade para atividades escolares. Quem ganha com isso são nossos alunos, que ficam mais entusiasmados com a presença dos pais e melhoram o desempenho no ensino”, enfatiza.

A titular da pasta ainda destaca que para continuar avançando é necessário a prática da interdisciplinaridade, da ludicidade, além de oferecer novas oportunidades dentro da escola para o aprimoramento no ensino.

SEMMA VAI REALIZAR PLANEJAMENTO AMBIENTAL

A Secretaria de Meio Ambiente de Santarém (SEMMA), realizará nesta quarta-feira, 26, na Escola da Floresta, a partir das 09h, um Seminário de Planejamento Ambiental, visando organizar as ações da secretaria para o plano plurianual exercício 2014 a 2017. Na ocasião serão apresentadas as diretrizes, objetivos e metas da administração, referentes às atividades de preservação e conservação dos recursos naturais, ordenamento ambiental, redução do desmatamento ilegal, fortalecimento do sistema municipal de meio ambiente, fortalecimento da segurança jurídica para gestão ambiental, fortalecimento de mecanismos de sensibilização e de educação ambiental, dentre outros. O encontro contará com a participação dos servidores da Secretaria e representantes de instituições ligadas à área ambiental.

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço