Breaking News

Editorial


Começou o período chuvoso em Santarém e pelos próximos meses, a previsão é de que ainda caia muita água sobre a cidade. Recentemente, um forte temporal deixou um rastro de destruição em todo o município. Os danos causados pelas enxurradas tiveram repercussão em rede nacional através da imprensa. Todo o país conheceu a precariedade da nossa Pérola em épocas de inverno. Além disso, a falta de infraestrutura da cidade foi exposta de maneira vergonhosa, sobretudo com o desleixo na execução de um empreendimento público que afetou de maneira preocupante o lago do Juá. Aquela obra foi executada às vésperas de uma campanha eleitoral, iniciada às pressas pelo governo anterior, sem o devido planejamento e sem a preocupação dos engenheiros responsáveis pela construção das casas do programa Minha Casa, Minha Vida, com a época mais crítica do município, o inverno. 

Diante do desmazelo dos nossos gestores, somos obrigados a conviver, quando chove, com alagamentos e enxurradas que destroem nossos imóveis e danificam nossa cidade. Além de nos submeter a situações humilhantes quando ficamos ilhados em casa sem poder colocar os pés nas ruas com medo de cair dentro de um buraco. 

O que mais impressiona e nos indigna é o fato de nossas autoridades não promoverem ações durante o verão. Se agissem de forma preventiva, recuperando ruas, melhorando tubulações da rede de esgoto e, principalmente melhorando o sistema de drenagem certamente que o inverno no município seria apenas uma estação fria para todos. O atual gestor precisa se dedicar mais e se antecipar aos problemas que mais nos afligem em determinadas épocas do ano. 

Cuidar das ruas e manter a coleta de lixo regular são medidas que certamente contribuíram para evitar transtornos futuros como alagamento, enxurradas e entupimento de galerias. A negligência administrativa já demonstrou ser a principal causa para os danos causados pelas chuvas em Santarém. O prefeito que não zela pela cidade que administra deve ser apontado como o principal culpado por possíveis tragédias que possam ocorrer durante os períodos chuvosos. Reconhecemos as dificuldades enfrentadas por nossos gestores, mas um pouco mais de empenho pode valer muito nessas horas.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço