Breaking News

Colonos beneficiados pelo projeto Horizonte Verde participam de seminário

Assentados conheceram as diretrizes e os objetivos do projeto, bem como as atividades que serão desenvolvidas

Os colonos presentes puderam conhecer melhor 
com se dará o desenvolvimento das ações
Lideranças de assentamentos rurais em Novo Progresso (PA) se reuniram na segunda, 24, no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, para formalização da parceria entre as entidades que executarão o projeto Horizonte Verde, uma iniciativa do Instituto Sócio Ambiental Floranativa e que conta com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental.

Os colonos presentes puderam conhecer melhor com se dará o desenvolvimento das ações que serão desencadeadas pelo projeto e esclarecer suas dúvidas sobre os compromissos que foram estabelecidos com os parceiros e executores do projeto. O evento contou com a participação de representantes pequenos produtores rurais do PDS Terra Nossa, PA Nova Fronteira, PA Santa Júlia, Comunidade Brasil Novo, Riozinho das Arraias, Sol Nascente e Nova Vitória.

No seminário também compareceram entidades e instituições ligadas às questões do campo no município, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC),  o Grupo de Agroecologia Integrada da Amazônia (GAIA), a Prefeitura de Novo Progresso, as secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente, de Administração, o Instituto Kabu e a Polícia Civil.

Compôs a mesa de abertura o representante do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras Familiares, Raimundo Barros; o representante do Sindicato dos Produtores Rurais, Agamenon Menezes; o secretário de Agricultura, Marcelo Reis; o secretário de Meio Ambiente, Manoel Malinski; o secretário de Administração, Augusto Alves; o diretor administrativo e financeiro do Instituto Floranativa, Rui Sabaa; o vereador Luiz Helfersdein e o prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanholi.

Após uma explanação realizada pelo coordenador técnico do projeto, Cléo Mota, quando os colonos esclarecer suas dúvidas, o professor Éverton Almeida, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), palestrou sobre a viabilidade e as possibilidades dos sistemas agroflorestais, os SAFs, e destacou a importância da cooperação entre os colonos no processo de alteração no modelo de produção para parâmetros mais sustentáveis.

À tarde, as lideranças se reuniram para formalização de conselho gestor do projeto, composto pelas instituições e entidades parceiras. O evento da manhã contou com a participação de pelo menos 65 pessoas.

HORIZONTE VERDE – O projeto é uma iniciativa do Instituto Sócio-Ambiental Floranativa, com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, e tem como linha de atuação a fixação de carbono e emissões evitadas, com base na reconversão produtiva de áreas desmatadas vinculadas à agricultura familiar, que será desenvolvido no município de Novo Progresso, na região Oeste do estado do Pará.

Voltada à produção de alimentos e de produtos não madeireiros, aliada a conservação de recursos naturais, esta pesquisa-ação será desenvolvida, a partir deste ano, em cinco comunidades rurais, por meio da introdução de práticas de restauração ambiental e implantação de áreas produtoras de sementes e de sistemas agroflorestais com espécies de elevado valor comercial, como cacau, açaí, cumaru, andiroba, paricá, castanheira, entre outras.

Fonte: O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço