Breaking News

Operação 'Porão Branco' prende mais três pessoas em Manaus


Mais três pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas na região Amazônica. As prisões ocorreram como parte da operação 'Porão Branco', da Polícia Federal, deflagrada na última quarta-feira (19), nos estados do Pará e Amazonas. No primeiro dia, os federais prenderam 12 pessoas. Na última quinta-feira (20), em Manaus, a PF prendeu um homem de 44 anos, um de 31 e outro de 22 anos foram presos sob suspeita de participação em um esquema de tráfico de drogas em embarcações na capital amazonense e nos municípios de Santarém, Juriti e Oriximiná, todos no Oeste do Pará.

Segundo a PF, o homem de 44 anos preso seria um dos líderes do grupo. Ainda de acordo com a PF, ele é suspeito de aliciar pessoas para serem usadas no transporte de drogas. Os presos foram encaminhados à Superintendência de Polícia Federal em Manaus.

Os três suspeitos encontrados na quinta-feira (20) se juntam a mais 12 pessoas presas na quarta-feira (19) durante cumprimento de mandados de prisão da operação. Desse grupo, quatro pessoas foram presas em Manaus, três em Juriti e cinco em Santarém.

De acordo com o delegado da Polícia Federal no Pará, Sérgio Pimenta, o nome da operação faz referência ao fato dos entorpecentes terem sido apreendidos dentro de porões de embarcações - onde a maioria dos presos trabalhavam. As investigações apontaram que porções de droga eram transportadas da cidade de Tabatinga (AM) até Manaus, em embarcações de pequeno e médio porte. Na capital do Amazonas, os entorpecentes eram fracionados e transportados em embarcações que trafegam até os municípios de Juruti, Oriximiná, Óbidos e Santarém.

Durante aproximadamente seis meses de investigações em Santarém, a PF apreendeu 200 kg de cocaína e 5 kg de maconha e prendeu oito pessoas em flagrante. Foi por meio delas que se chegou ao restante da quadrilha que fazia o transporte de entorpecentes pela região.

A operação recebeu o nome ‘Porão Branco’ em razão de grande parte da droga apreendida ter sido localizada no porão das embarcações. Durante a ação policial foram presas doze pessoas, acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os federais também apreenderam pouco mais de 200 quilos de pasta base de cocaína. Os traficantes presos foram trazidos para Santarém e encaminhados para o Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã. São eles: Samuel Assis Viana, vulgo ‘Samuel’, Joelton Pereira Viana, o ‘Marujinho’, Lucivaldo Gonçalves Souza, João Miranda Viana, vulgo ‘Mãozinha’, Marlice Aline Bastos Soares e os marítimos Sandro Manuel Furtado Pereira, apelidado de ‘Sandro, Black e Pastor’ e Solinaldo Miranda Pinto, o ‘Naldo’, comandante e funcionário de uma embarcação que faz linha entre Santarém e Manaus. 

Além dos mandados de prisão cumpridos em embarcações no porto e na zona ribeirinha de Santarém, três pessoas presas em Juruti foram trazidas, também, para a sede da Polícia Federal: Germana Guimarães de Sousa, a ‘Germana’, Gibson Lima Santos, vulgo ‘Espaguete’ e seu comparsa identificado como ‘Márcio’. 

Fonte: Com informações do G1/AM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço