Breaking News

Moradores encontram encanação de água obstruída por ferrugem


Eles sofrem com constante falta de água no bairro Livramento. Serviço da Cosanpa já foi solicitado, mas nada foi resolvido, diz morador.

Os moradores da Rua Itamarati, no bairro Livramento, em Santarém, oeste do Pará, reclamam do abastecimento de água realizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Devido a constante falta de água no bairro, eles decidiram abrir parte da encanação para tentar resolver o problema e encontraram canos obstruídos por ferrugem.

O pescador Benedito dos Santos participou do serviço de limpeza e de acordo com ele, a qualidade da água não está boa. “Começamos [o serviço] no domingo, compramos seis varas de cano para meter por dentro do outro [cano] para desobstruir, para ver se chegava um pouco de água em casa, mas o pouco de água que vem, não presta, é só lama”, afirmou.


O vigilante Erivan Aguiar ressaltou que a limpeza de iniciativa dos moradores foi um serviço paliativo e que já foi solicitado o serviço de desobstrução à Cosampa. “Nós resolvemos fazer esse trabalho de limpeza de cano, porém não resolve porque foi um serviço paliativo, um serviço que precisa ter máquina, eu já fui à Cosampa, solicitar esse trabalho de desobstrução e me disseram que iam mandar uma equipe para desobstruir essa tubulação, mas até hoje, nós estamos aguardando e não tem água”.

Segundo Erivan, a água que chega à casa dele pode estar causando problemas de saúde. “A qualidade é péssima. É uma água barrenta, até para tomar banho. As minhas crianças reclamam de coceira no corpo, em virtude de muita lama na tubulação. A Cosampa está sucateada. Temos que tirar ela [a Cosanpa], pedimos às autoridades competentes que possamos tirar a Cosampa”, reclamou.

A dona de casa Edileuza Nogueira relatou que gastou R$ 3 mil para a construção de um poço em sua casa. “A gente ficava comprando da vizinha do lado, que tem poço. Meu pai me ajudou, porque eu não tinha condições. Ele viu que a gente não tinha água. Às vezes, ele trazia água da casa dele pra gente tomar. E todo mês chegava a conta e não tinha água”.

O gerente da Cosampa, Ray David, informou que foi enviada uma equipe da Cosanpa à Rua Itamarati, no bairro do Livramento, na tarde desta quinta-feira (13), para verificar a situação e posteriormente solucionar o problema.

Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço