Breaking News

Comunidade ribeirinha recebe sinal digital em Santarém

Cristóvão Pinto registrou momento em que sinal
digital funcionou no seu televisor: 'muito bom'.
(Foto: Cristóvão/Arquivo Pessoal)
TV Tapajós lançou oficialmente sinal digital nesta quinta-feira (6). Sinal tem alcance longo e depende das condições topográficas. 

A comunidade ribeirinha Fátima de Urucurituba, localizada na margem esquerda Rio Amazonas, na região de várzea, distante 30 minutos de lancha do município de Santarém, oeste do Pará, é um dos locais que recebe o sinal da TV Digital, transmitido oficialmente pela TV Tapajós, nesta quinta-feira (6).

A descoberta de que o sinal funciona na comunidade foi da filha do presidente da associação de moradores, Cristóvão Pinto, que mora no local desde que nasceu. Ele conta que trocou o aparelho de TV há um ano com a finalidade de economizar energia.  “Eu comprei porque lá em casa é placa solar. Logo que começou o sinal digital, a minha filha que faz faculdade em Santarém, veio aqui para o sítio, e disse: ‘vamos puxar o sinal digital que está pegando. Ai foi que a gente puxou e deu legal. A imagem perfeita, todos os meus vizinhos que chegam lá ficam loucos pela imagem da televisão’”.

Com o alcance até comunidade, as outras 34 famílias que vivem no lugar planejam adquirir aparelhos para as casas. “Meu pai, meu cunhado, todo mundo que viu lá, disse: ‘poxa, mas essa que é a televisão, com esse sinal, que é para gente usar aqui’”, diz Pinto.

Segundo o engenheiro de tecnologia da Rede Globo, Rodrigo Saborido, é natural que o sinal chegue até a comunidade, uma vez que fica localizada bem em frente a cidade. “Tudo depende da posição, da topografia, da condição geográfica onde o transmissor está instalado. Se essa comunidade ribeirinha estiver a uma distância onde a cobertura desse sinal transmitido esteja, vai chegar. Mesmo que não seja o mesmo município onde está instalada. Isso é muito comum de acontecer porque a potência do sinal transmitido pode ultrapassar os limites e pegar até um município próximo”.

Ele enfatizou que além da comunidade, o sinal pode pegar até dentro de um barco, no caminho para uma praia, por exemplo. “A TV digital tem aquele recurso da mobilidade. Da mesma forma que na cidade de São Paulo, por exemplo, qualquer veículo que esteja dentro dessa área de cobertura, consegue captar esse sinal, e assistir a TV, a pessoa no barco, dentro de uma área de cobertura pode também”, reforça.

A família de Cristovão é uma das 35 que vivem na
comunidade. (Foto: Karla Lima/G1)
Sinal digital

Após seis anos de preparação, a emissora de televisão, TV Tapajós, afiliada TV Globo, lançou o sinal de TV digital em Santarém, oeste do Pará, nesta quinta feira. Com isso, todos os programas da emissora passam a ser exibidos em HD, high definition, em português, alta definição.

A emissora é a primeira a transmitir em sinal digital na região oeste do Pará. Além de Santarém, serão contempladas com o sinal nesta primeira fase as cidades de Mojuí dos Campos e Belterra. Para a segunda etapa, está prevista a expansão do sinal para mais nove municípios da região


Fonte: Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço