Breaking News

UPA 24h deve iniciar atendimentos em julho, afirma prefeito


Unidade Pronto Atendimento 24h na Av. Curuá-Una
Secretária de Saúde de Santarém, Valdenira Cunha vai a Brasilia nesta quinta-feira (6) discutir os assuntos.  Santarém - O Conselho Municipal de Saúde reuniu na tarde de quarta-feira (5) com o prefeito Alexandre Von para discutir ações sobre os avanços na área da saúde pública em Santarém. Entre os principais pontos destacados estão a permanência do Barco - Hospital Abaré I na região e o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Sobre o Abaré I, que atualmente enfrenta problemas quanto a permanência dos atendimentos no município, o prefeito de Santarém Alexandre Von explicou que as pendências serão discutidas nesta quinta-feira (6) em Brasília, pela secretária municipal de saúde, Valdenira Cunha, juntamente com o Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde.

Entre os assuntos debatidos estão: repasse de recursos, probabilidade de atender outros municípios e também a possibilidade de compra da embarcação ou manutenção em parceria com a ONG Holandesa Terre des Hommens (TDH).


“É uma questão que precisa ser esclarecida entre o Ministério da Saúde e os municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, inclusive na celebração de um termo de cooperação de um convênio entre esses entes para definir quais as competências de cada um para o funcionamento. O que nós queremos é a garantia da unidade atendendo a população ribeirinha”, enfatizou o prefeito.

O Conselho Municipal de Saúde defende que é necessária a aquisição permanente da embarcação para Santarém.

O funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24h foi outro assunto abordado. A UPA foi inaugurada em dezembro de 2012, mas até o momento, seis meses depois, a unidade não presta atendimento.


O governo atual planeja medidas para acelerar o funcionamento. A previsão é que na segunda quinzena de julho o prédio comece a realizar atendimentos. “A operação começa com a capacitação da equipe que vai trabalhar. Ao longo do mês de julho nós queremos estar com seu pleno funcionamento a população”, garantiu o prefeito.

O prazo para treinamento dos funcionários é até o dia seis de julho.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço