Breaking News

Santarém firma pacto contra o desmatamento ilegal


O pacto visa o combate e controle do desmatamento e regularização ambiental. Santarém - Perto de completar 352 anos, Santarém, no oeste do Estado, abriu a semana do aniversário firmando um pacto pela sustentabilidade. Sociedade civil, produtores rurais, empresários, representantes sindicais, políticos e secretários municipais assinaram, nesta segunda-feira (17), o pacto de combate e controle do desmatamento e regularização ambiental.

“É um compromisso de todos que querem o bem da cidade, os que defendem o desenvolvimento com sustentabilidade. Queremos construir um ambiente de regularidade ambiental e de segurança jurídica na produção rural”, comentou Alexandre Von, prefeito de Santarém.

Para Justiniano Netto, secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), o pacto pela sustentabilidade reforça ainda mais a essência do combate ao desmatamento no Estado. “O município é o grande protagonista na questão da sustentabilidade e no combate ao desmatamento. Essa é a essência do Programa Municípios Verdes, alcançar a sustentabilidade a partir do fortalecimento do município, do que chamamos de municipalidade”, finaliza.

O pacto pela sustentabilidade reforça o compromisso do município para o cumprimento dos termos constituídos no acordo de cooperação, assinado em março deste ano com o PMV, que estabelecia, além da construção de um pacto contra o desmatamento ilegal, o compromisso de não sofrer embargos ou sanções ambientais, a criação de um grupo de trabalho municipal de combate ao desmatamento, a realização de verificações em campo dos focos de desmatamento, não fazer parte da lista dos municípios que mais desmatam na Amazônia, manter o volume anual de desmatamento abaixo de 40 km², introduzir nas escolas municipais noções de educação ambiental e incluir as propriedades rurais sem registros no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“Estamos perseguindo a meta do desmatamento zero. E mesmo sendo um município sob pressão, no ano de 2012 tivemos somente 7 km² de desmatamento. Nossa meta é diminuir ainda mais e, para isso, firmamos este grande pacto envolvendo toda a sociedade civil e, principalmente, o setor produtivo rural. Já estamos com 70% de CAR, mas nosso alvo é atingir 100% das propriedades rurais de nosso município”, avalia Podalyro Neto, secretário municipal de Meio Ambiente de Santarém.

A assinatura aconteceu na Feira do Produtor, situada no bairro do Aeroporto Velho, paralelamente aos festejos dos 30 anos de fundação da Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan). “Santarém é uma cidade estratégica no oeste e, por isso, há um grande interesse do Estado e do próprio município para que ele se transforme em uma referência na questão do ordenamento ambiental e combate ao desmatamento nesta área”, finaliza Justiniano.

Adesão

Além da assinatura do pacto pelo desmatamento, outro importante momento foi a adesão de Mojuí dos Campos, mais novo município do Pará, ao Programa Municípios Verdes, tornando-se assim o 97º município inserido na agenda da sustentabilidade e comprometido com o combate ao desmatamento no Estado. “Conversamos com nossos produtores, secretários municipais e decidimos juntos que iríamos a

derir ao Programa Municípios Verdes, pois queremos uma Mojuí sustentável”, comentou Jailson Alves, prefeito de Mojuí dos Campos.

Para Dalvair Firma, secretário municipal de Meio Ambiente e agricultura de Mojuí dos Campos, a assinatura do pacto será um estímulo maior à regularização ambiental do município, que possui hoje 66 cadastros ambientais rurais emitidos, o que representa 53% das áreas cadastráveis do município.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço