Breaking News

Conselho Municipal de Turismo tem nova Diretoria

Áureo Roffé
Áureo Roffé foi eleito novo presidente do Conselho Municipal de Turismo de Santarém. Realizada nesta terça-feira, 04, a eleição para da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo. Na ocasião foi eleita por aclamação uma única chapa, que concorreu ao pleito. O Conselho de Turismo tem a função de opinar, sugerir, indicar e propor políticas públicas para o incremento do turismo dentro do município.

Presidente : Aureo Sérgio Roffé – IESPES

Vice-Presidente : Sandra Maria Sousa da Silva – UFOPA

1ª Secretária : Irene Belo Zampietro – SEMTUR

2º Secretário : Fábio Ivaldo Vieira Maia – ACES

Suplente 2º Secretário: Ana Silva Sousa

PARQUE MUNICIPAL PASSA A CONTAR COM MINHOCÁRIO 

Nesta terça-feira, 04, dentro da programação da Semana da Agricultura Orgânica, foi inaugurado o minhocário do Parque Municipal, dando sequência ao curso de produção de fertilizantes. Foram apresentadas técnicas para o manejo das minhocas e extração do húmus (adubo), alternativa de fertilizante natural para o produtor.

PEDAGOGOS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Encontro de Pedagogos
Encontro de formação continuada foi realizado na Casa da Cultura

O Programa Circuito Campeão realizou nesta terça-feira (04), na Casa da Cultura, um encontro de Formação Continuada para pedagogos da rede municipal. De acordo com a coordenadora, Ilva Desincourt, a finalidade do evento foi capacitar os pedagogos, para que possam subsidiar o trabalho do professor nas escolas.

No encontro foi discutida a política pública da leitura e da matemática. A coordenadora destacou o apoio do Instituto Airton Senna para as escolas do município. A parceria entre Instituto e município é realizada através da Secretaria de Educação (Semed), tendo em vista um programa denominado Rede Vencer, a partir de outros três programas: Gestão Nota 10, Circuito Campeão e Alfabetização na Idade Certa.

SERVIDORES RECEBEM KITS PARA REFORÇAR SEGURANÇA NO TRABALHO 

Na segunda-feira, 03/05, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed), através da Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), realizou a entrega de kits de segurança no trabalho para 27 servidores da Secretaria. O kit contém: botas, calça, duas camisas, cinta e um kit saúde.

SEMTRAS E ENTIDADES DISCUTEM SOBRE O PAA

A secretárias de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Von e Ivone Aguiar (adjunta), reuniram na segunda-feira, 03, com lideranças de bairros, Centros Comunitários e Associações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos.

SERVIDORES RECEBEM CAPACITAÇÃO

Na última sexta-feira, 31, os servidores da SEMTRAS: equipe técnica, abrigo, CRAS e CREAS receberam capacitação com a instrutora Ediane Duarte, da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARÁ NA COPA CAPACITA NOVAS TURMAS 

As turmas dos cursos Culinária Regional e Condutor local de Turismo encerraram suas atividades na última sexta-feira, 31/05. Os cursos foram oferecidos pela SEMTUR, através do projeto Qualificação Profissional Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem, do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur-PA). Continuando a programação do calendário do projeto Qualificação Profissional Pará na Copa: Qualificar para Receber Bem do Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo-PEQTur do Pará, a SEMTUR segue a programação dos cursos oferecidos. Segue abaixo a nova programação.

Cursos a iniciar

Garçom: Inicia no próximo dia 03 de junho e segue até o dia 27, no horário de 8h às 13h, no prédio da SEMTUR.

Inglês Instrumental: Inicia no próximo dia 03 de junho e segue até o dia 08 de julho, no horário de 13h às 18h, na SEMTUR.

Cozinha Regional no Eixo Forte: Inicia no dia 03 de junho e segue até o dia 18 de junho. Local: Comunidade de Ponta de Pedras. O curso de guia de pesca esportivo foi cancelado devido a baixa procura no período de inscrição e devido a grande procura por vagas no curso de culinária a semtur articulou junto a SETUR a troca dos cursos. Desta forma ministrará a primeira fase do curso, conhecimentos básicos, e a parte de conhecimentos específicos será ministrado por um profissional ligado a área de cozinha regional.

Cursos em andamento

Camareira: Iniciado no dia 22 de maio e segue até o dia 13 de Junho, no horário de 13h às 17h no prédio da SEMTUR, com o total de 26 alunos inscritos.

Cursos já concluídos

Gestão para pequenos negócios turísticos, realizado no período de 23 a 26 de abril, de 8h as 12h, no SEBRAE. Aproximadamente 22 pessoas concluíram o curso, em sua maioria pequenos empreendedores que já atuam na área do turismo e ainda não tinham qualificação específica.

Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, realizado no período de 22/04 a 03/05/2013, das 08h30min às 12h30min na SEMTUR, Aproximadamente 16 pessoas concluíram o curso, em sua maioria estudantes e profissionais que já atuam na área do turismo e ainda não tinham qualificação específica.

Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos, realizado no período de 22/04 a 03/05/2013, das 14h00min as 18h00min na SEMTUR, Aproximadamente 18 pessoas concluíram o curso, em sua maioria estudantes e profissionais que já atuam na área do turismo e ainda não tinham qualificação específica.

Condutor Local de Turismo: Iniciado no dia 22 de maio e encerrado no dia 30 de maio, no horário de 08h às 13:00h no prédio da SEMTUR, com o total de 36 alunos inscritos.

Cozinha Regional: Iniciado no dia 22 de maio e encerrado no dia 31 de maio, no horário de 14h às 18h no prédio da SEMTUR, com o total de 45 alunos inscritos. As aulas práticas aconteceram na Cozinha do Restaurante Popular.

SECRETARIAS PROMOVEM REUNIÕES POR MELHORIAS ESTRUTURAIS

Os secretários de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP), Rosivaldo Colares e Infraestrutura, Edilson Pimentel (SEMINFRA), além do vereador Ney Santana e o presidente da Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (FEAGLE), Florêncio Sousa Gama, participaram de uma reunião com a Associação dos Moradores da Vila de Curuai (ASMOVIC),  na região do Lago Grande com o objetivo principal de apresentar demandas e os projetos de infraestrutura que serão executados na vila.

SERVIÇO DE PODA NA PRAÇA BARÃO DE SANTARÉM

A Divisão de Arborização e Paisagismo da SEMAP está realizando serviço de poda de levantamento nas mangueiras da Praça Barão de Santarém. O objetivo é retirar ervas de passarinhos e galhos que estavam prejudicando a visibilidade dos condutores e proporcionar um melhor visual paisagístico.

LABORATÓRIO INTERMUNICIPAL DE ATORES LEVOU DIVERSÃO E CONHECIMENTO 

Foram três dias de muitas atividades com oficinas e espetáculos, no I Laboratório Intermunicipal de Atores. A programação encerrou neste domingo com  a apresentação teatral: “Cárcere”, do ator Vinicius Piedade, na Casa da Cultura. A parceria entre instituições teatrais e Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) possibilitou entretenimento e conhecimento, ao expectador e atores, da região do oeste paraense.

Quarenta e cinco pessoas participaram das oficinas Ator Inconformado e Elaboração de Projetos. As apresentações teatrais –  A Vizinha não nai nos separar, As dez mais do Córtex Cerebral e Cárcere foram prestigiadas por 350 pessoas.

CÂMARA REALIZA SESSÃO ESPECIAL ALUSIVA À SEMANA DO MEIO AMBIENTE 

A sessão foi realizada nesta terça-feira, 04, na Câmara Municipal de Santarém, com a presença do secretário Podalyro Neto e entidades ligadas ao meio ambiente. Na ocasião foram discutidas as ações e políticas públicas relacionadas à temática ambiental do município. O objetivo dos  parlamentares é que a Câmara participe da Semana do Meio Ambiente contribuindo com as discussões. A sessão reuniu, também, representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, instituições de defesa do meio ambiente e lideranças políticas.

VIDATIVA ABRE AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM

O lançamento do programa VIDATIVA marcou na noite do último sábado, 1º de junho, a abertura da programação oficial do aniversário de Santarém.  Alunos dos centros de ginástica atraíram olhares de quem passava pela orla, pela disposição que eles mostraram para dançar e fazer ginástica, apesar da idade mais avançada.

No palco houve apresentação de coral da escola municipal Princesa Izabel, dança inclusiva com membros da Adefis (Associação de Deficientes Físicos de Santarém), coral Sempre Jovem (da Semjel) e aulão de ginástica comandado pelas monitoras que atuam nos centros: Sesi, Uepa, Sest Senat e AABB.

O prefeito Alexandre Von prestigiou a programação ao lado da primeira-dama Zuíla Von e do titular da Semjel, Erasmo Maia. Na Praça do Pescador, o prefeito conheceu um pouco dos trabalhos de artes manuais em EVA feito nos centros do programa VIDATIVA.  No entorno da praça, a comunidade se integrou aos jogos de tabuleiros (dama e xadrez), roda de capoeira e nos espaços destinados às crianças para atividades de lazer.Uma parceria com a Semsa, possibilitou a presença de profissionais de saúde para testes de glicemia, aferição de PA e orientação para a prática de atividades física.

DISPUTA SEGUE ACIRRADA NA FASE MUNICIPAL DOS JOGOS ESTUDANTIS PARAENSES 

Aberta no final da tarde da última sexta-feira, 31 de maio, no ginásio do Colégio Dom Amando, a fase municipal dos Jogos Estudantis Paraenses (JEP’s) prossegue com disputa acirrada nos esportes coletivo. Na abertura do evento, o time masculino da Escola Terezinha de Jesus Rodrigues levou a melhor no futebol de salão derrotando o time da Escola Almirante Soares Dutra pelo placar de 2 a 0. Já a equipe do anexo da Escola Frei Othmar, que funciona em Vila Curuai, empatou em 2 a 2 com o time da Escola Frei Othimar, que funciona no bairro do Santíssimo.

No sábado, 1º, os jogos foram marcados pelas disputas de atletismo nas provas de 75m,100m e 1000m. Houve, também, disputa no arremesso de peso e xadrez. Nesta segunda-feira, 03, pela manhã, foram realizadas as partidas de futsal  e voleibol, no ginásio da AABB. Agora à tarde, a competição prossegue com jogos de futsal e basquete na FIT/Colégio Tapajós e Ceuls/Ulbra.

SEMINFRA REALIZA MANUTENÇÃO DE VIAS

Na segunda-feira, 03, a SEMINFRA continou com serviços de limpeza de canaletas (drenagem), na Avenida Curuá-Una entre a ponte do Urumari e Cemex. As equipes do serviço emergencial de tapa buraco trabalharam na Frei Ambrósio com Coaracy Nunes, Sergio Henn com Moaçara, Tapajós com Frei Ambrósio e atuaramm com recapeamento na Paulo Maranhão, entre Antonio Justa e Luiz Barbosa.

Varrição, coleta de lixo, capina e pintura de meio fio, seguem nesta segunda, na Rui Barbosa, Muiraquitã, Curuá-Una, Rua Tropical e Bartolomeu de Gusmão. Já as equipes de  recuperação de drenagem atuam na São Sebastião com Barjonas de Miranda e de pintura de canteiro central na Avenida Cuiabá. Os serviços de terraplenagem são realizados no bairro Área Verde, na Rua Marcilio Dias.

Fonte: CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço