Breaking News

UFOPA e Eletronorte celebram parceria para implantação de base científica

Seixas Lourenço e Josias de Araújo
Cerimônia será na 5ª feira, com presença do reitor Seixas Lourenço e Josias de Araújo, presidente da Eletronorte. Na quinta-feira, dia 6 de junho de 2013, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Eletronorte realizarão a solenidade de implantação da Base Científica da UFOPA na Usina Hidrelétrica de Curuá-Una. A cerimônia acontecerá às 18 horas, no Auditório do Campus Tapajós, situado no bairro do Salé, em Santarém (PA), e contará com a presença do diretor-presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo, e do reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço.

O convênio celebrado entre as duas instituições tem por objetivo garantir a implantação de uma base científica da Universidade na área da Usina Hidrelétrica de Curuá-Una. O projeto será coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) e prevê a reforma e adequação de instalações físicas, que serão equipadas, para a realização de pesquisas sobre temas como aquicultura, ciências florestais, fauna silvestre, entre outras.

Além de laboratórios interdisciplinares, alojamento para professores, salas de estudos e de reunião, a base científica da UFOPA contará com dois centros de pesquisas: um voltado para a área ambiental; e outro para a realização de estudos sobre fontes alternativas de energia. Também será implantado um núcleo permanente de ciências e tecnologia das águas, com o objetivo de realizar pesquisas e monitoramentos sobre recursos pesqueiros e qualidade da água do reservatório da Usina Hidrelétrica de Curuá-Una.

Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Matemática

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com diversas instituições de ensino superior do País. A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que participa desta iniciativa, ofertará 15 vagas para a turma de alunos de 2014 em Santarém (PA). As inscrições serão realizadas até o dia 5 de julho de 2013, no site http://www.profmat-sbm.org.br/

PROFMAT – Programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, o PROFMAT tem como objetivo proporcionar a formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática, por meio de curso semipresencial realizado por instituições de ensino superior associadas em uma rede nacional, no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFOPA é uma das universidades associadas ao PROFMAT e oferta, anualmente, vagas para os profissionais docentes do Oeste do Pará.

Fonte: Ascom/UFOPA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço