Breaking News

Dia “D” contra Pólio: Semsa distribui vacina no Município


Ação será desenvolvida no sábado, dia 08, no Parque da Cidade e mais 139 pontos. Crianças entre 6 meses a 5 anos de idade devem participar neste sábado, 8, do Dia “D” de Vacinação Contra Poliomielite. As doses serão aplicadas em 139 pontos distribuídos nas áreas urbana e rural de Santarém. O horário vai das 08h às 18h. A meta do município é imunizar 28.408 crianças.

Para o Dia “D” a SEMSA, através da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), montou programação especial que será realizada a partir das 8h no Parque Municipal. Na oportunidade será feita a aplicação da vacina e desenvolvidas atividades recreativas, além da apresentação de coral.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Divisão de Vigilância em Saúde, enfermeira Manuela Cunha, diferente de anos anteriores, esse ano houve mudanças na faixa etária de quem precisa receber a medicação.

“A poliomielite, ou paralisia infantil, está erradicada no Brasil, mas os países estão trabalhando para a erradicação da doença em todo o planeta. São duas gotinhas que podem fazer a grande diferença na vida das pessoas”, observou a enfermeira.

A coordenadora alerta que independente se a criança já recebeu a vacina em anos anteriores, e está dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, é necessário receber a nova dose. Após o dia “D”, as vacinas poderão ser encontradas nas Unidades de Saúde Básica (UBS’s) do município.

EQUIPE DE GOVERNO PLANEJA AÇÕES NA REGIÃO DO TAPAJÓS 

O prefeito Alexandre Von e parte da equipe de governo reúnem-se nesta sexta-feira, 07, e no sábado, 08, com lideranças comunitárias da região do Tapajós para listar demandas e planejar as ações para os próximos quatro anos.  Na sexta, a reunião será na comunidade de Parauá com a participação das comunidades de: Quena, Vila de Amorim, Enseada de Amorim, Cabeceira do Amorim, Pajurá, Mangal, Limãotuba, Retiro, Suruacá, Muratuba, Mapiri, São Pedro, São João e Vista Alegre.

No sábado, a reunião será na comunidade de Boim com a participação das comunidades: Mirixituba, Santo Amaro, Jauarituba, Paranapixuna, Jaca, São Tomé, Rosário, Serraria, Nuquini, Nova Vista e Samaúma. Na ocasião, as Secretarias e Coordenadorias do governo desenvolverão ações nas áreas de saúde, assistência social, esporte e lazer.

AO CONSELHO MUNICIPAL, PREFEITO REFORÇA AÇÕES NA ÁREA DE SAÚDE

O prefeito Alexandre Von e a equipe técnica da Secretaria de Saúde, através da titular Valdenira Cunha, participaram de reunião com os membros do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, o prefeito reiterou as ações preventivas e o fortalecimento das Estratégias Saúde da Família e Programa Agentes Comunitários de Saúde.

Von também informou que o setor contará, já a partir deste mês, com a UPA da Curuá-Uma, que funcionará a partir deste mês. Os Centros de Saúde 24h, que serão mais bem estruturados para desafogar os atendimentos na rede hospitalar e o Hospital Materno-Infantil, cuja Ordem de Serviço para o início da construção será autorizada também no mês de junho.

SEMED DISTRIBUI 120 MIL QUILOS DE MERENDA ESCOLAR À BASE DE FRUTAS E VERDURAS

A Secretaria Municipal de Educação iniciou na terça-feira, 04, a distribuição de 120 mil quilos de merenda escolar por semana, a partir de cinco cooperativas da agricultura familiar. O ponto de distribuição é o mercado municipal da Rodagem. Melancia, jerimum, repolho, cará, batata, alface, couve, coentro, cebolinha, mamão, abacaxi, banana verde (para mingau), tangerina e outros produtos são itens que compõe a merenda escolar, vinda da agricultura familiar.

Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Educando (DAE), Jade Albarado, a distribuição dessa modalidade de merenda passa a ser diária. Dessa forma, a SEMED cumpre a legislação que determina que 30% da merenda escolar, seja à base de produtos regionais. As verduras são transportadas em um caminhão frigorífico e as frutas em caminhões baús normais.

CPROF PROMOVE CURSO PARA CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA E FABRICAÇÃO DE RAÇÃO ALTERNATIVA

Foi realizada a Comunidade de Vila Socorro, região do Lago Grande, a capacitação para criadores galinha caipira e orientações sobre como obter ração alternativa para promover, resgatar e incentivar a criação na comunidade e região circunvizinha, uma vez que a atividade visa suprir a necessidade nutricional das famílias e gerar renda.

Durante a semana de capacitação foram abordados temas como: sistema de criação semi-intensivo, instalações do aviário, manejo produtivo, manejo sanitário, alimentação, reprodução e comercialização. Além do conteúdo teórico, foram ministradas práticas de fabricação de comedouros, ninhos e bebedouros ambos construídos com recursos encontrados no meio ambiente, visando otimizar os custos e considerar conceito agroecológico. A segunda etapa da oficina foi desempenhada na prática de fabricação da ração alternativa balanceada, com a inclusão de folhas de maniva e crueira, derivados da mandioca de grande valor nutricional na ração fabricada, que na maioria das vezes não são aproveitados na alimentação das aves. 

TORCIDA INCENTIVA ATLETAS NA FASE MUNICIPAL DOS JEP’s

Famílias e amigos têm se reunido para incentivar os atletas que participam da fase municipal dos Jogos Estudantis Paraenses – JEP’s, organizada pela SEMJEL, em parceria com a 5ª URE. Os jogos estão acontecendo nas quadras da FIT, Ceuls/Ulbra e AABB.

Nesta quarta-feira, 5, vinte e duas partidas serão disputadas. Pela manhã, aconteceram jogos de futsal e voleibol do ginásio da AABB. A partir das 14h, acontecem partidas de futsal na quadra da FIT, e handebol, na quadra do Ceuls/Ulbra. A entrada é franca.

SEMTUR PROMOVE LIMPEZA DO TERMINAL FLUVIAL TURÍSTICO

Pensando em proporcionar um ambiente mais saudável e limpo para os visitantes que passam pelo Terminal Fluvial turístico de Santarém, a Secretaria Municipal de Turismo realizou limpeza geral no Salão de Exposições Encontro das Águas. Desta forma, o TFT está pronto para receber as atividades que fazem parte da programação do aniversário de Santarém.

GONZAGA BLANDEZ FARÁ SHOW NA CASA DE CULTURA 

No palco da Casa de Cultura, na sexta-feira (07), às 20h, será realizado o show do cantor e compositor alenquerense, Gonzaga Blandez. O show, que também tem a participação do cantor Eduardo Dias, faz parte da programação de aniversário de Santarém. A entrada é franca.

ATAS  FINALIZA OFICINA COM ESPETÁCULO NA CASA DA CULTURA

A Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro de Santarém (ATAS), com apoio da Secretaria de Cultura (SEMC), finaliza a oficina de iniciação teatral para novos atores, com o espetáculo, a Cinderela de Neve. O espetáculo será apresentado, no domingo, 09, na Casa da Cultura. De acordo com o coordenador da  ATAS, Mourrambert Flexa, a participação dos alunos na peça teatral possibilita a auto avaliação.

Cinderela de Neve é uma adaptação dos contos infantis mais populares: Cinderela e Branca de Neve.  “Trata-se de uma comédia divertidíssima, onde a vaidosa madrasta da bela princesa, Malvina tem um espelho mágico que faz várias revelações para a bruxa. A princesa é maltratada pela madrasta, e a gata borralheira é forçada a limpar o castelo”, explica Flexa.

O espetáculo tem duração de 1h e  será apresentado em duas sessões: a 1ª às 18 horas e a  2ª às 20 horas. O valor do ingresso será único: R$ 4,00 reais.

Fonte CCOM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço