Breaking News

Exposição retrata arte rupestre de Monte Alegre


Mostra está sendo realizada no Museu Emilio Goeldi, em Belém. Foi aberta nesta segunda-feira (3), no Museu  Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a exposição intitulada “A arte rupestre em Monte Alegre: Difusão e memória do patrimônio arqueológico”, que mostra gravuras e pinturas rupestres presentes no Parque Estadual Monte Alegre (Pema), gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A mostra, resultado de uma parceria com a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e com patrocínio da Petrobras, mostra o resultado do trabalho desenvolvido por uma equipe de arqueólogos do Pema, no município de Monte Alegre, oeste do Pará, sob a coordenação da pesquisadora Edithe Pereira.

O parque que deu origem ao projeto tem 5.800 hectares e possui características únicas, como um complexo de serras em pleno cenário amazônico, com cavernas, pinturas rupestres, enclaves de cerrado, espécies contidas na lista de ameaçados de extinção, além da existência de sítios arqueológicos, base para inúmeros trabalhos científicos. Fazem parte da exposição 15 aquarelas de autoria de Mário Baratta, que buscou reproduzir nas imagens um pouco do lugar e do contexto em que foram feitas as pinturas e gravuras que foram deixadas pelos primeiros habitantes da região, há mais de 10 mil anos.

O projeto também deu origem ao livro “Arte rupestre de Monte Alegre – Pará, Amazônia, Brasil”, de Edithe Pereira, que apresenta a arte rupestre no município e ao mesmo tempo chama atenção para a necessidade de ações mais efetivas de proteção desse patrimônio arqueológico.


Serviço: Exposição “Visões: A arte rupestre em Monte Alegre”, Pavilhão de Exposições Rocinha, no Museu Goeldi (Magalhães Barata, 376), de 3 de junho a 6 de setembro. Visitação de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço