Breaking News

Utilizando a energia solar para manter pistas de pouso livres de gelo


Os painéis fotovoltaicos e de concreto a serem utilizados em sistema experimental de pista de pouso movida a energia solar


Para o Brasil ainda não importa muito, a não ser que a mudança climática seja bem radical. Mas para você que gosta de ir para países frios onde neva, saiba que pesquisadores procuram a solução para manter as pistas de aeroportos livres de gelo, e parece que encontraram! Já até existiam algumas opções, porém caras, tais como o uso de química, eletricidade e tecnologias de microondas. Todos estes métodos requerem uma quantidade considerável de energia elétrica, ou um grande número de trabalhadores. Pesquisadores de engenharia da Universidade de Arkansas, no entanto, estão desenvolvendo um novo sistema que usaria o poder do Sol para manter as pistas livre do gelo.
A equipe de pesquisa atualmente tem uma seção de duas camadas de pista criada para testar seu sistema. A camada inferior consiste em um único bloco de concreto não-condutor, repousando sobre um leito de cascalho, e medindo 6,1 m x 7,3 m (44,53 metros quadrados). Acima desta camda há uma segunda, de concreto, composto por 12 painéis, cada um medindo 1,2 m x 3 m (3,6 metros quadrados). Dez deles são feitos de um concreto especial que conduz o calor, enquanto os outros dois são feitos de concreto comum, para atuar como controles no estudo.
Um sistema fotovoltaico nas proximidades converte luz solar em energia, armazena essa energia em baterias, e fornece energia para eletrodos embutidos nos painéis condutores. Nos testes realizados até agora, os painéis condutores têm sido muito mais rápidos para derreter o gelo do que o que foi aplicado pelos pesquisadores.
Em geral, porém, o fluxo de calor através da seção de teste inteira tem sido desigual, com mais calor concentrado mais perto da fonte de alimentação. De acordo com o líder do projeto Ernie Heymsfield, este problema será abordado, modificando a configuração dos eletrodos.



Os testes da equipe de tecnologia da Universidade de Arkansas continuarão ao longo deste inverno.

Um comentário

youtubeiando disse...

Reportagem do Jornal Nacional sobre o tema:
http://www.youtube.com/watch?v=8LhQDa_M1_g

Energia Solar se paga em apenas 4 anos:
http://www.youtube.com/watch?v=yhuxiin-Mcs

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço